Resenha - Amanhecer (E comentario geral sobre a série)

sexta-feira, agosto 14, 2009 4 Comments A+ a-



Como não faz nem 10 minutos que acabei de ler esse livro e já estou aqui no pc pra fazer a resenha, peço desculpas antecipadas por alguma declaração meio confusão. Ainda estou meio zonza.

Pra começar, esse livro é diferente de todos os outros três da série e por vários motivos. Pra começar, a Bella não está mais estudando, então não tem mais aquela coisa de escola: Professores, amigos não-imortais, adolescência, tudo esquecido. Bem que a mãe da Bella falou no ‘Eclipse’: “Você tem alma de velha”. Esse livro não tem nada de comum a vida de todo adolescente.

O que nos leva ao segundo motivo para o livro ser tão distinto. A dose de ‘sobrenatural/fantastico’ é tão forte nesse livro que fiquei meio chocada no começo. Sem brincadeira, achei que o começo do livro parecia mais um filme (livro) de terror do que qualquer outra coisa.(spoiller)Sei lá, um clima meio “bebe de Rosemary” (fim do spoiller).
Mas ai eu pensei comigo mesma: “Qual é? Você queria o que numa história de vampiros?”. Com esse pensamento foi mais fácil me envolver com a história (no inicio foi difícil) e eu, praticamente, ‘mergulhei de cabeça’.

Sthephenie Meyer usou o mesmo recurso de “outro narrador” nesse livro. Dessa vez Jacob assumiu as rédeas da história e, de uma maneira engraçada e mais leve, narrou onze capítulos de extrema relevância.

Claro que há um motivo para que essa parte não tenha sido narrada por Bella. Digamos apenas que ela esteve ‘incapacitada’ durante esse período. Mas depois voltou (a narrar) até o final.
Esse é uma parte que merece um parágrafo só dela. (spoiller) Foi divertido ver Bella se adaptando a sua vida de vampira. A queda de braço com Emmet então: Impagável. (fim do spoiller). Mas uma vez, me valho de um trecho do livro para explicar:



“ Era como se tivesse nascido para ser vampira. O pensamento me deu vontade de rir, mas também de cantar. Eu tinha encontrado meu verdadeiro lugar no mundo, o lugar onde me encaixava, o lugar onde brilhava”

NÃO É SPOILLER. QUALQUER UM JÁ DEVE TER SACADO ISSO!



Nesse livro a Bella finalmente entende o conceito de independência e vira realmente ‘parceira’ de Edward, não só ‘protegida’ dele. Maturidade talvez?

Bom, mas continuando, o livro é cheio de suspense do inicio ao fim. Como eu disse, é diferente dos outros. É o esclarecimento, a despedida da série, o amanhecer. Dá pra entender o porque de muitas coisas que acontecem, no sentido da história eu quero dizer. Até o triangulo amoroso tem um motivo. Ah, e o final do Jacob... A autora arrasou. É como se ela já soubesse como ia terminar desde o primeiro livro (provavelmente sabia).

Li esse livro em 3 dias. Um record se tratando dessa série. Não sei se posso dizer que é meu preferido, ainda estou em duvido sobre qual é o meu preferido (Crepúsculo e Eclipse estão na frente, mas os outros... Não se pode excluir nenhum).

Pra quem já está lendo essa série, não contem com muitas surpresas. De uma maneira geral, tudo acaba como se imagina e, no meu caso, se espera. Mas isso não quer dizer que seja uma serie ruim. Pelo contrario, só melhora ela (aos meus olhos, pelo menos). Recomendo a todos que não leram que leiam. Essa está no meu hall de série favoritas junto com Harry Potter, Narnia e muitas outras que eu acabo esquecendo, mas que estão no meu coração.

Foi mal o drama da ultima frase é que me bateu um depressão-pós-livro. Superável, claro.

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

4 comentários

Write comentários
LopesCaBlog
AUTHOR
28 de agosto de 2009 às 21:27 delete

Heheh já li todos dela, ainda não tive tempo foi de postar sobre eles ;)
Gostei

Reply
avatar
LopesCaBlog
AUTHOR
28 de agosto de 2009 às 21:28 delete

Já leste o Nómada?
É completamente diferente mas igualmente bom :)
http://lopesca.blogspot.com/2009/05/livro-nomada.html

Reply
avatar
LopesCaBlog
AUTHOR
7 de setembro de 2009 às 19:13 delete

Usa o link http://lopesca.blogspot.com/2009/05/livro-nomada.html e tens lá imensa informação sobre o livro ;)

Reply
avatar
Teorias de Gi
AUTHOR
4 de setembro de 2011 às 01:35 delete

O Amanhecer com certeza é meu livro favorito da série, eu esperei 1 mes para ler o livro e li ele no onibus, no meu almoço no serviço e um pouco em casa terminei em 1 semana e tbm entrei em depressão-pós-livro e mergulhei fundo pra ocupar a cabeça respondia topicos de comunidades tirando duvidas e etc da série foi um sarro até eu conhecer os vampiros da House Of night da Pc Cast e Krist Cast...ai amiga me deu a maior vontade de reler estes livros...recordações muito boas vindo a tona...

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!