Filme: Os Vingadores (The Avengers)

sexta-feira, maio 18, 2012 4 Comments A+ a-


            Os melhores heróis da Marvel que existem são reunidos por Nick Fury para salvar o planeta Terra. O vilão da vez é Loki, irmão de Thor que, ao contrário do que todos acreditavam, não está morto. Loki é enviado a Terra pelos Chitauri (uma raça de extraterrestres) para ‘abrir o caminho’.

Não assisti a nenhum desses filmes que fizeram prévia a Vingadores mas consegui pegar a maioria das referências aos outros filmes e, mesmo quando sentia que tinha algo ali que já foi citado antes (o que aconteceu sempre que citavam algo que ocorreu em “Homem de Ferro”) isso não atrapalhou o meu entendimento do filme. Por isso, se você tem o receio de não entender algo por não ter visto “Thor”, “Capitão América” ou “Homem de Ferro” assista ‘Vingadores’ sem preocupações: Trata-se de uma história independente.
Os Vingadores do título são, para quem não sabe, Homem de Ferro, Hulck, Capitão América e Viúva Negra (depois o ‘Gavião Arqueiro’ meio que se junta ao time também). Mas os heróis são tão diferentes entre si que, no começo as lutas são um contra o outro e não contra o inimigo em comum (Loki): É Thor brigando com ‘Homem de Ferro’, Homem de Ferro brigando com Capitão América, Huck perseguindo a Viúva Negra... Enfim, a pancadaria come solta entre eles antes que possam ser chamados de “time”. Mas algo acontece e isso faz com que eles se unam em um propósito, como um time deve ser.

Não gosto de filmes de ação e, como já disse não assisti nenhum dos filmes citados. Mas, começaram a falar tão bem desse filme que eu fiquei curiosa sobre ele, ou seja, fui enfrentar a fila do cinema para vê-lo (mesmo na segunda semana ainda está sendo muito visto esse filme).
No inicio Vingadores parecia só mais um filme de super-heróis: O vilão aparece, segue-se uma cena de perseguição e uma série de explosões e manobras para evitar que ele roube um “cubo mágico”, porém sem sucesso. Acho que esse “cubo” já foi citado em outros filmes, pois os heróis já estavam familiarizados de sua existência e entendem bem rápido a importância de recuperá-lo (eu demorei um pouco mais que eles).
Até ai tudo normal: Heróis tem que recuperar um artefato para salvar o mundo. Quando então Os Vingadores (ou The Avengers) começou a se tornar esse filme tão incrível? Será nas batalhas entre os próprios heróis? Será pelas personalidades distintas que cada um desses protagonistas têm, de maneira que cada pessoa tenha seu ‘favorito’? Será pelo humor, presente em boa parte do filme, no diálogo e em algumas cenas?

Acho que uma mistura de todos esses fatores. O principal e não citado, é que Avengers é um filme de pura diversão (ou diversão pura), aquele tipo de filme que todos vão gostar ou, caso contrário, terão uma cena ou outra favorita. É o auge de um projeto inovador no cinema, fazer uma história que seja o ápice e misture perfeitamente os elementos dos filmes anteriores. Em outras palavras, a Marvel tentou trazer para os cinemas o seu ‘Universo’; em proporções menores, claro, mas era algo que nunca havia sido feito até então.
E deu muito certo. A ‘conclusão’ dessa empreitada é um filme que nem parece possuir  2h22, um roteiro bem escrito, que não exagera nas cenas de ação e sabe entreter seu publico e personagens bonitões carismáticos que tem química entre si.

Não cheguei a ler nenhum comentário negativo sobre o filme, mas cheguei a conclusão de que, o único motivo para alguém não ter gostado (ou não gostar) de Os vingadores Ã© se essa pessoa não gostar de ‘cinema-entretenimento’.
Eu mesma tinha vários motivos para não gostar do filme: Não vi nenhum dos outros, detestohistórias com ETs, tenho birra do Capitão América e não me animo com explosões generalizadas. Ainda assim gostei bastante de Vingadores, não me arrependo nem um pouco de ter ido conferir no cinema (dica: O 3D é ótimo) e acho que é o melhor filme de ação lançado esse ano, até agora.

Por isso indico a todos que gostam de se divertir e de uma boa história de heróis e vilões. O final, que mostra as reações das pessoas ao descobrirem que super-heróis existem me fez pensar: Que bom seria se eles existissem mesmo!

Nota 9,5 – Muito bom, só não tirou o 10 por que não faz parte da minha lista de favoritos. 


E você: Já foi assistir esse filme no cinema? Pretende ir? Comente!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

4 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
18 de maio de 2012 às 12:06 delete

Eu amei este filme!!! Ele e Jogos Vorazes foram os melhores até agora.
Os Vingadores me causou aquela vontade de comprar novo ingresso e assistir de novo. Eu não acompanho heróis no quadrinhos, mas amo quando são adaptados para o cinema.
Eu tinha problema com Capitão América, mas o filme recente mudou minha opinião.
Eu não sabia que você não gostava de filmes de ação, então imagino que você não viu Star Wars, Indiana Jones, Identidade Bourne... Vixe... Então Homem Aranha nem pensar?
Eu não tenho mais blog, se quiser me responder, pode ser pelo twitter:)
Ah e boa crítica.
Até mais Carbono.

Reply
avatar
18 de maio de 2012 às 19:23 delete

Meu deus, o filme é completamente maravilhoso! Eu assisti mais porque meu namorado que queria ver, mas vi o QUÃO é bom, e não me arrependi nem um pouco.

xx carol

Reply
avatar
22 de maio de 2012 às 23:54 delete

Ah eu amei esse filme! Stark me matou de rir. Adorei daquela parte que ele implica com... o cara que faz o Hulk (esqueci o nome dele e a preguiça prevalece para ir lá pesquisar kk). Assistiria de novo!!

Beijos
http://osbastidoresdoamor.blogspot.com/

Reply
avatar
9 de setembro de 2012 às 14:59 delete

Meu marido é fã incondicional da Marvel, já vimos todos s filmes que envolvem a galera dos quadrinhos da Marvel e da DC também. Então lá fomos todos (maridoco, eu e filhinhos) no cinema! Puxa vida! Amamos.
O Chris/Thor com aquele palavriado bonito, o Stark é muito irônico, fora que amo o ator desde que ele fez "Chaplin" (ótimo), o Capitão tá muito melhor nesse filme, e o Mark Ruffalo, amo/adoro ele desde "De repente 30" e sem dúvida ele é o melhor Hulk até agora!
Saiu recentemente em DVD e adivinha se o marido não comprou, ficou louco:O

Amei:)
bjus

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!