Sobre 'desânimo literário' e releituras

terça-feira, maio 07, 2013 2 Comments A+ a-


Sabe quando você sente vontade de ler, abre sua estante/e-reader  e... O desânimo toma conta? Quando você pensa na possibilidade  de começar o livro, vem uma onda tão grande de desanimo e que te faz desistir? Isso é o que eu chamo de ‘Desânimo Literário’, algo que acomete 4 em cada 5 leitores entediados.
Desânimo
O pior desse desanimo é que a vontade de ler continua, porém o desânimo está em começar um novo livro. Deduzi, enquanto pensava no assunto, que essa “falta de iniciativa” é uma espécie de trauma, causado pelas minhas ultimas leituras: Acho que não me recordo da última vez em que li um livro e o considerei um dos meus favoritos.
Digo mais, também não me recordo de um livro que tivesse odiado, o que me deixa numa espécie de limbo. Todas as leituras dos últimos tempos tem sido tão insípidas e sem graça, que eu acabei me vendo sem vontade de “arriscar” uma nova história. Nem mesmo os livros que fazem parte de uma série me animam, por que mesmo conhecendo/gostando a autora, há sempre a possibilidade do livro não ser como os anteriores (Vide a IAN, que flopa mais e mais a cada livro).

A solução que encontrei para esse meu dilema - Quero ler, mas não quero “começar” a ler – foram as releituras. Havia muito tempo eu não parava para folhear e reler meus livros favoritos, aqueles que não vendo/troco por nada por que as histórias me encantaram de alguma forma. A releitura é ao mesmo tempo uma forma de matar a saudade, ao mesmo tempo em que põe a prova a obra relida: Será que o livro é mesmo tão bom quanto eu me lembro? Encarando dessa forma é uma experiência nova e antiga ao mesmo tempo pois, embora as histórias não tenham mudado, eu mesma mudei e encaro os conflitos narrados de forma diferente.
 O lado bom é que, na maioria das minhas releituras, o encantamento da primeira vez tem permanecido. Um exemplo, que vocês podem conferir aqui no blog é minha análise/resenha/comentário sobre o livro “Senhora” de José de Alencar, pelo o qual me apaixonei novamente ao relê-lo.
Tenho relido outros livros mas a maioria já tem resenha aqui no blog, por isso não escreverei sobre eles de novo. Mas gostaria de compartilhar com vocês como anda minha “vida literária”, razão pela qual escrevi esse post, um pouco mais reflexivo.
Para você, que se encontra nesse mesmo desanimo literário, recomendo muitíssimo que releia os seus livros favoritos, até mesmo para voltar a ter alegrias lendo. Apenas se lembre, como eu mesma bem me lembro, que isso é apenas um paliativo e portanto deve ser considerado como algo temporário.

Afinal, há um universo de histórias que poderão ser lidas e conhecidas... Assim que esse desânimo passar.


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

2 comentários

Write comentários
Ju
AUTHOR
7 de maio de 2013 às 12:33 delete

haha, ADOREI esse post. Acho que todo mundo passa por um momento como esses, seja lá qual for o motivo. Eu tenho tido muita vontade de ler, só não consigo por causa de trabalhos e provas da faculdade, mas sempre que eu posso agarro o livro de cabeceira. Tem alguns livros que preciso reler, acho que faria isso também, se estivesse nesse caso.

Beijos

Reply
avatar
1 de junho de 2013 às 17:53 delete

Meu "Desânimo Literário" tem durado bem mais que um ano :( É bem como vc falou, quero ler, mas não tenho como começar. Com isso, inúmeros livros estão aqui empilhados, tenho tantos pra ler que nem sei oque fazer :/ Estou tão desanimada que o meu blog está até de férias. Li alguns que poderiam ser favoritos e a até gostei muito, mas não flui, uma pena pois, são livros ótimos :)
Bjus
Fabi

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!