Filme: Gravidade (Resenha/ Review) #Oscar2014

domingo, fevereiro 23, 2014 0 Comments A+ a-


       Era para saber apenas mais uma missão para o astronauta Matt Kowalski: Consertar o satélite Hubble, na companhia da doutora Ryan Stone, e retornar a Terra. Apenas mais uma missão para esse astronauta experiente e embora fosse a primeira missão da Dra. Stone no espaço e ela estivesse um pouco enjoada, tudo corria muito bem. 
       Mas então, numa série de acontecimentos azarados, os dois são jogados a esmo no espaço sideral, sem qualquer apoio da NASA. Uma situação desesperadora, a qual os dois tem que se adaptar se quiserem voltar para a Terra. Afinal, como bem dito no inicio do filme, a vida no espaço é impossível. 
       Gravidade tem uma fotografia fantástica e que impressiona pelo realismo. A impressão que se tem é que os atores estão mesmo no espaço, flutuando, sem rumo. A sensação é tão intensa que no começo do filme senti até um pouco de claustrofobia por aquele ambiente ermo e sem oxigênio - o fato de que as reservas de oxigênio da personagem diminuíam rapidamente também contribui para esse meu sentimento. Mas depois fui me acostumando, embora continuasse impressionada com o realismo do filme, que foge completamente dos clichês dos filmes de tragédia no espaço. 
       Sobre a trama, gosto de imaginar que ela se divide em duas partes. A primeira delas é a desesperadora, onde parece não haver esperança para os personagens e tudo (absolutamente tudo) parece dar errado para eles. A situação vivida pela Dra. Ryan (Sandra Bullock) e o astronauta Matt (George Clooney) parece coincidir com os humores da própria doutora, uma personagem com um passado dramático, sem esperanças e nem estímulos para continuar vivendo, completamente a mercê dos acontecimentos e do destino. 


         Sandra Bullock definitivamente mereceu a indicação por seu papel como Ryan Stone. Ela conseguiu passar, nesse primeiro momento toda a apatia e desilusão de sua personagem, toda a fragilidade do luto, até em seus momentos mais dramáticos. Já George Clooney parece estar interpretando mais uma versão de si mesmo, mas o filme é tão bom que até sua atuação parece acima da média, mas nada digno de premiação.  
         O segundo momento do filme acontece depois de um insight da doutora, com ajuda de Kowalski. Não posso dizer que seja um momento de esperanças, a situação deles ainda é critica demais. Mas, depois de uma certa cena que me fez chorar copiosamente, passei a acreditar que (mesmo praticamente impossível) eles poderiam sair dessa. 
        Alfonso Cuarón fez em Gravidade uma verdadeira inovação no cinema, utilizando técnicas para simular a ausência de gravidade que, embora conhecidas, foram desenvolvidas a perfeição. A direção é impecável, convergindo com os principais momentos e sentimentos evocados pelo roteiro. A câmera no seguindo o ponto de vista de Sandra Bullock nos aproxima do drama da personagens, sem falar nas tomadas a distância onde podemos ver a imensidão do espaço e da missão a ser concluída para que a personagem possa sobreviver. 


           As atuações excelentes, uma trilha sonora minima mas perfeita para os diversos momentos do filme e um roteiro muito bem escrito, faz com que Gravidade seja muito mais do que apenas outro filme no espaço. Me atrevo a dizer que essa história, pelos sentimentos que evoca, poderia se passar em qualquer lugar, razão que justifica a indicação para Oscar de Melhor Filme. O tema da vida, luto, tristeza e superação é comum a todas as pessoas, o que o diretor parece querer evocar ao incluir imagens de Santos e de Budha: Não importa a religião, a nacionalidade, todos estamos a mercê desses mesmos sentimentos. Cabe a cada pessoa a superação, a escolha de continuar vivendo e caminhando apesar de todas as perdas anteriores. 
            Afinal, se a situação parece completamente sem esperança, ao menos podemos apreciar essa grande aventura que é a vida. Nota 9 - muito bom.

                                                           |TRAILER|
Gravidade tem 10 indicações ao Oscar 2014: Melhor filme, melhor diretor, melhor atriz (Sandra Bullock), melhor Trilha Sonora, Edição de Som, direção de Arte, melhor Fotografia, melhor edição e melhores Efeitos Visuais. 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!