|LISTA| 5 livros para ler no Halloween (Dia das Bruxas)

sexta-feira, outubro 30, 2015 0 Comments A+ a-

It's Halloween! \o/ 

   Ou "Dia das Bruxas", ou "Dia do Saci"... Como preferirem chamar. O importante é que o dia de hoje pede livros e filmes assustadores. Pensando nisso, elaborei uma lista simples de "5 livros para ler no Haloween". O critério principal foi utilizar apenas livros que li esse ano, por isso se você está sentindo falta de Poe saiba que é esse o motivo dele não estar nessa lista (não li nada do autor em 2015). Caso seu interesse sejam filmes, você pode conferir essa lista meio antiguinha que fiz com filmes para a "Sexta feira 13". Enjoy!


DICA:  Escrevi esse post ouvindo essa playlist do Spotify, que tem trilhas sonoras marcantes de filmes e séries de terror. É uma playlist curtinha então depois que acabou, comecei a ouvir essa aqui, com músicas de rock que tem o tema Halloween. 


Se você não tem Spotify, abaixo segue a primeira playlist que citei: Dê play e escute enquanto lê a lista.







5. Outra volta do parafuso - Henry James



Esse clássico de Henry James talvez, além de muito bem escrito, tem um final dúbio, daqueles que até hoje provoca discussões (foi escrito no século passado se não me engano). 


Do que se trata?
Fantasmas! Uma babá que se muda para uma mansão no meio do nada para cuidar de duas crianças e começa a ver esses seres - ela desconfia que as crianças são as razões para os fantasmas aparecerem e o livro segue por aí. 

Melhor Trecho: A primeira aparição do fantasma. Medonho.




4. Aura - Carlos Fuentes


A história é mais misteriosa que propriamente assustadora. Você sente que há algo de muito errado naquele local e com os personagens que lá vivem, mas não tem certeza do que é até chegar ao final. Merece a menção por ser uma daquelas histórias inesquecíveis que ficam marcadas na nossa memória (embora a gente não saiba dizer claramente o porquê disso) e pela forma de narrar que Carlos Fuentes usa nessa história, colocando o expectador quase como um personagem da história.

Do que se trata?
Um jovem é contratado para escrever as memórias do marido de uma velha senhora, que vive numa casa aos pedaços junto a uma garota chamada Aura, que ela diz ser sua sobrinha. O jovem se apaixona por Aura e começa a se ressentir da velha por deixar uma moça tão linda presa naquele lugar decadente... Mas há muitas coisas que ele ignora.

Melhor trecho: A primeira vez que o jovem entra na casa e o final, claro. 


3. A tumba e outras histórias - H.P. Lovecraft



Meu primeiro livro do Lovecraft foi lido esse ano e não poderia faltar nessa lista. 

Do que se trata?
É um livro de contos, entre eles "A tumba" que dá título ao livro. No final há alguns dos primeiros contos do autor, nada espetacular mas é interessante a título de curiosidade. Nesse primeiro contato com Lovecraft dá para perceber que a "especialidade" do autor é o sobrenatural (dã) mas com uma pegada mais clássica, com criaturas monstruosas e lugares assustadores. 

Melhor trecho: Gosto do conto que dá título a o livro mas meus preferidos são "Entre as paredes de Eryx", que tem uma pegada mais sci-fi, "O Festival" que me lembra o primeiro colocado dessa lista e "Aprisionado com os faraós" cujo o 'autor' é nada menos do que Harry Houdini, famosos mágico e escapista.


2. Sombras da Noite - Stephen King


Meu primeiro King, também lido esse ano. Ocupa um lugar a frente de "A tumba" porque, dos 20 contos que compõe esse livro, nenhum deixou foi desinteressante. King é daqueles autores que consegue guiar o leitor por coisas absurdas e sem explicação e fazê-lo sentir medo de coisas aparentemente inócuas como um caminhão ou uma máquina de passar roupas. Quero ler mais coisas desse autor, com certeza. 

Do que se trata? 
Como dito acima, são 20 contos escritos pelo autor, todos com temas diversos, embora alguns deles dialoguem com livros escritos previamente por King, como os conto "A saideira" e "Jerusalem's Lot". Há histórias com uma pegada mais dramática e não tão sobrenatural como "O último degrau da escada" e "A mulher do quarto" mas todos contém o estilo inconfundível do autor, o que torna sua leitura imperdível. 

Melhor trecho: Cada conto tem um estilo particular, mostrando o medo e o sobrenatural em diversas formas, por isso é muito difícil escolher meus favoritos. Gostei da estrutura narrativa de "Jerusalem's Lot" e "Primavera vermelha" merece destaque por ser quase uma trama policial. "O último turno" e "Massa Cinzenta" foram os que mais me deixaram angústiada lendo e "Eu sei o que você precisa", que li antes de dormir, fez com que eu demorasse a pegar no sono. Com certeza estou esquecendo alguma história incrível, então por favor, leiam esse livro inteiro. 

1. O rei de Amarelo - Robert W. Chambers (os 4 contos originais)


Por que esse livro está em primeiro na lista? Talvez por que seja aquele que, de todos da lista, realmente me fez ficar com medo. No terceiro conto, que estava lendo durante a noite, tive que parar e ir fazer outra coisa - a história estava ficando perturbadora demais. 
Esse livro tem o tipo de terror que eu mais gosto, algo mais psicológico, que mexe com a mente do leitor. Leitura recomendadíssima para esse Halloween. Não considerei aqui os contos extras que foram escritos posteriormente e pouco tem de sobrenatural, mas sim os quatro contos originais que era a intenção do autor que compusessem esse livro originalmente (o editor pediu que escrevesse outras histórias, já que 'terror' por si só não vendia na Ã©poca).

Do que se trata? 
Um livro, de conteúdo perturbador, que enlouquece aqueles que o leem é o personagem recorrente desses quatro contos insólitos e perturbadores. 

Melhor Trecho: O conto "No átrio do Dragão" é uma das coisas mais assustadoras que li na minha vida, mas só dá medo se você já estiver imerso nesse universo amarelo descrito por Chambers. 

***


Espero que tenham gostado da lista. Escolha um dos livros e boa diversão!


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!