|FILME| Jogos Vorazes: A Esperança - O final (Resenha / Review)

sexta-feira, novembro 20, 2015 0 Comments A+ a-

|ATENÇÃO| Contém spoilers de "A Esperança parte 1"


   O último filme da franquia Jogos Vorazes começa logo após a parte 1, com Katniss tendo que lidar com a súbita mudança de Peeta e ainda com uma guerra em andamento. Katniss nesse filme está mais apática que nos anteriores, o que ocorreu com Peeta parece ter mexido muito com ela, a ponto de estar começando a questionar coisas que antes não importavam muito (a cena em que ela e Gale discutem sobre bombas e armadilhas é um bom exemplo). 
   Estava esperando esse filme com uma mistura de ansiedade e pé atrás. As críticas a essa parte final não foram tão positivas quanto a dos outros filmes, é certo, mas mesmo assim esperava muito, o que essa franquia de filmes sempre teve o dom de me surpreender, com uma abordagem melhor e mais veloz que a do livro, o que faz toda a diferença. Depois que assisti, diria que gostei da parte final dessa Saga, mas tenho várias ressalvas a fazer. 
   Em  "A Esperança - O Final" temos um roteiro irregular, com todos os altos e baixos do livro; uma ou duas cenas empolgantes, várias cenas dramáticas e muita (muita!) conversa. Concordo com essa crítica do G1, dividir o filme em duas partes talvez não tenha sido uma boa ideia, não havia tanta coisa a ser dita que justificasse um filme inteiro e, apenas algumas reviravoltas no desfecho. Isso fez com que os roteiristas tivessem que sugar tudo o que havia no livro, inclusive a bullshit desnecessária.  
   Outra coisa que me incomodou nesse filme foi a ausência de outros pontos de vista que não sejam os da Katniss. Tirando um jantar do presidente Snow e uma conversa entre Plutarch e a presidente Coin, vemos tudo apenas pelo ponto de vista da protagonista e isso, assim como no livro, nos coloca de fora de boa parte da ação. Senti falta das cenas fora da visão da personagem, que mostram a rebelião acontecendo de verdade. 
   J-Law, como sempre, brilha nessa Katniss mais apática, cansada de toda a Guerra e em dúvida entre dois amores. Josh Hutcherson também faz um excelente papel como Peeta e gostei muito da atuação de Liam Hemsworth no desfecho de Gale,  foi uma das cenas que mais me tocou em todo o filme. Óbvio, a conclusão é a mesma do livro, mas no filme colocaram de uma forma a deixar a decisão mais nas mãos de Katniss e menos no destino. Infelizmente não é minha parte favorita da história, o que torna aquele epílogo do final algo meio brega e ridículo mas ei, é uma série teen: tem que haver um triângulo amoroso e um desfecho bem romântico. 
    Falando do desfecho, no filme também temos total falta de referências a mãe de Katniss. Só se diz que ela está treinando médicos em uma parte X da Panem e não se toca mais no nome dela. É visível um estrecimento entre a Katniss e a mãe devido a certos acontecimentos do desfecho mas senti falta de uma conversa, não necessariamente uma resolução do conflito, mas algo que pudesse nos mostrar em que pé as coisas estão entre as duas. 
Effie Trinket age mais como mãe da Katniss que a própria mãe da personagem. 
   Apesar do resultado de tudo ser o pior filmes da franquia e das minhas milhares de críticas acima, eu gostei de "A Esperança - O final". Minha empatia pelos personagens sempre funcionou mais na telona que nos livros, por isso, sofri com a Katniss em todos os momentos dramáticos, falei "own" nas cenas de romance, vi meu coração disparar nas cenas dos bestantes e vibrei com a morte de um certo personagem. Eu gosto da franquia e gostei da conclusão, mas sempre vai haver aquele "mas", aquela ressalva. 
   Recomendo para os fãs da franquia - nota 7,5 - tirei meio ponto pelo "mas". 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!