|RESENHA| Grandes Esperanças - Charles Dickens

sexta-feira, novembro 13, 2015 0 Comments A+ a-


   
   Quando Pip é criança ele gosta de ir ao cemitério, olhar o túmulo de seus pais e imaginar como eles eram, já que nunca os conheceu. Um dia, porém, essa rotina é abalada quando ele dá de cara com um homem estranho e ameaçador que o força a ajudá-lo... A partir desse evento aparentemente aleatório que começam as Grandes Esperanças de Pip, ou melhor, de Charles Dickens.
   Eu, que nunca tinha lido nada desse autor, resolvi começar por esse livro que, embora não seja o grande favorito das pessoas, tampouco é o menos gostado, já que muitos dizem que é sua obra mais equilibrada, unindo a criatividade do inicio de sua obra com a qualidade escrita da maturidade. Outros dizem que esse título pertence a David Coperfield mas, como eu disse, é meu primeiro Dickens, então não tenho nada como base de comparação.
   Apesar de ser um clássico e tudo o mais, o livro tem uma linguagem simples e acessível. A história é interessante e, apesar de ter vários contornos dramáticos, é narrada com bom humor e de forma divertida na maioria de suas páginas; a ultima parte é um tanto mais dramática mas não pesa, a escrita do autor é tão gostosa que até mesmo ler sobre os sofrimentos e arrependimentos de Pip fica palatável (com outro autor poderia ser penoso esse mimimi do personagem mas não com Dickens). 
   Falando em personagens, não gostei muito do Pip adolescente/adulto mas ele está cercado sempre de personagens tão interessantes que logo relevei. Desde o calculista Jagger ao incrível Joe, os personagens secundários são todos bem delineados e com uma personalidade que faz com que eles poderiam saltar das páginas para conversar conosco a qualquer momento. Até mesmo ms. Havinsham, com todo a sua aura de mistério, é muito real, muito viva, não parece um personagem mas uma pessoa que Dickens conheceu de verdade. Como ocorre com pessoas, há personagens que gostei, que não gostei, pessoas que aprendi a gostar... meu personagem favorito, no entanto, é o ferreiro Joe, "tio" de Pip. Joe tem tal sabedoria e bom coração que chega a emocionar - destaque para um "discurso" feito por Joe na página 307, para mim um dos momentos mais bonitos do livro. É irônico e revelador que as frases mais sábias venham dos personagens considerados humildes e ignorantes, incitando Pip a ver mais do que a aparência (o que demora um pouco a acontecer). 
   Falando sobre o livro, os capítulos são curtos e ao estilo de folhetins (se não me engano foi dessa forma que foi originalmente publicado esse livro): a mesma cena não vai de um capítulo para outro, de forma que fica tudo bastante individualizado e fácil de compreender, mesmo que o leitor leia um capítulo aleatório do livro. Isso torna a leitura mais fácil e dinâmica, li esse livro de 600 e poucas em 1 semana e meia mais ou menos.
  Sobre o final, não concordei muito com algumas das escolhas do autor, mas entendi o porquê delas. Pip é conduzido o livro todo por uma certa obsessão e, embora aprenda sentindo na pele que há coisas mais importantes, o amor é incontrolável e, nesse caso, duradouro. Logo, embora num primeiro momento não tenha concordado que a vida desses dois personagens voltassem a se cruzar, entendo que, ao fim da história, ambos eram pessoas totalmente diferentes do que foram no inicio. Com tudo isso em mente, a cena do por do Sol é muito bonita. 
   Indico esse livro para todos que estiverem afim de conhecer as narrativas tão famosas e originais de Dickens. É um autor que não é muito publicado no Brasil, os livros dele ainda custam bem caro, mas existem as edições de bolso, como essa da Saraiva, que tornam a leitura mais acessível. Me encantei tanto com esse livro que agora estou disposta a ler o máximo de suas obras que eu puder.
   A única coisa que lamento é não ter lido esse livro quando era mais nova; meu eu pré-adolescente que chorou com Meu pé de laranja lima teria se encantado ainda mais com Grandes Esperanças e essa história teria me acompanhado por todo esse período até hoje, tenho certeza. Mas ainda assim valeu muito a pena. 
   Nota 9 - um livro muito bom

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!