|ESPECIAL| Star Wars - Episódios IV, V e VI (LIVRO + FILME)

sexta-feira, dezembro 18, 2015 0 Comments A+ a-

INTRODUÇÃO

            Como já citei aqui, Star Wars faz parte da minha adolescência; é um universo que sempre me fascinou, embora essa série parecesse ter esse efeito somente em mim: para se ter uma ideia, a parte 3 de Star Wars assisti sozinha no cinema (e provavelmente farei o mesmo com a parte VII).
            Porém, tendo nascido nos anos 90, não comecei a gostar de Star Wars por causa dos episódios originais, IV, V e VI. Comecei a assistir do I, II e III e, quando terminei essa trilogia, não senti vontade de assistir a original - afinal, quem iria gostar de ver seu personagem favorito como um vilão? (Anakin s2)
            Mas, com o lançamento da parte VII para dezembro de 2016, resolvi que precisava conhecer os episódios restantes, se quisesse compreender algo do que iria se passar no cinema. Por isso, em Outubro comecei a ler o livro, lançado pela DarkSide, que romantiza os 3 primeiros filmes da saga. Desde então li um por mês até o último em Dezembro e fiz comentários independentes sobre cada um.
            Esse post deveria ser só sobre o livro mas, no meio do caminho fiquei com vontade de assistir aos filmes também. Por isso dividi esse especial da seguinte forma: citarei o filme/livro pelo nome e depois comentarei, em separado, o que achei do livro e do filme (nessa ordem). Não quero dar muitos detalhes sobre o enredo porque acho que todos conhecem basicamente do que se trata, mas darei pinceladas sobre a trama em cada episódio, até para explicar melhor a minha opinião. 
Vamos lá?

Episódio IV: Uma nova Esperança



LIVRO

   Esse primeiro livro é atribuído a George Lucas mas, na verdade, trata-se de uma romantização do roteiro feita por um ghost writer. Isso se reflete na narrativa, em que as frases são meio secas, e o texto pouco centrado em pensamentos e motivações de personagens e mais na ação pura e simples.

   Conhecemos aqui a história do jovem Luke Skywalker, história essa que tem muito da Jornada do Herói: um jovem simples e um tanto ingênuo que tem sua vida mudar da noite para o dia, com o aparecimento de um ser misterioso que o convida para uma aventura, no caso, destruir o Império e restabelecer a República nas Galáxias. Como todo herói numa jornada, Luke no inicio hesita, mas logo segue seu destino, longe de tudo aquilo que conhecia.

   Temos aqui, desde o inicio, personagens muito diferentes, saídos da mente do próprio Lucas. Seja pela descrição bem mais ou menos ou por suas particularidades bem específicas, tive que procurar vários nomes de seres no Google: só fui a assistir aos filmes depois que finalizei os três livros, logo, não sabia qual deveria ser a aparência de um jawa, por exemplo.  

   Mesmo não tendo assistido aos filmes, conheço um pouco da trama; lendo esse primeiro livro tive minhas dúvidas de que George Lucas conhecesse também. Dá a impressão de que ele não tem muita noção de onde essa história vai levar e isso é muito claro na forma como ele descreve o relacionamento de Luke e Leia - para quem já sabe que os dois não são um casal (e nem podem ser, de jeito nenhum) fica esquisito as sensações que o autor narra nesse livro, coisas que Luke sente quando olha para a "princesa". Além disso, mesmo deixando uma brecha para uma seqüência, o filme não tem sequer uma referência a eventos que possam acontecer futuramente e a participação de Darth Vader nessa história é a mínima possível.

   Falar em Darth Vader, me lembrou de citar meus personagens favoritos nesse primeiro livro. Além do próprio Lorde Negro (que, infelizmente, aparece muito pouco), gostei muito das duplas Han Solo e Chewbacca e de C3PO e R2-D2. Enquanto os robôs me conquistaram por seu papel como alívio cômico, gostei da personalidade de Han Solo, seu jeitão de anti-herói e sua aparente despreocupação são inesquecíveis e ele e Chewbacca tem um entrosamento de velhos amigos. A química de Solo com a princesa Leia e visível e patente até no livro e é impossível não me perguntar (mais uma vez) como diabos alguém pensou que Luke e Leia poderiam ser um casal.

   Ainda sobre personagens, achei Obi-wan muito esquisito nesse livro. Quando penso em Obi-wan penso no jovem professor de Anakin Skywalker, alguém mais humano do que o senhor  sábio que é o velho Ben. Gostava muito desse personagem na primeira trilogia, nessa nem tanto (e fica aqui o questionamento: o que foi o final dado para esse personagem?! Não entendi).

   Lendo o primeiro "Uma nova esperança" pude travar várias semelhanças entre essa primeira trama e os filmes que assisti anos depois. Como não conhecia a história anterior achei tudo maravilho na parte I, II e III mas, agora que li o livro, acho que George Lucas acabou forçando a barra ao tentar forçar semelhanças entre a história original e a prequela.  

   Apesar do livro ser bem mais ou menos, a história é interessante e apaixonante e o final me fez ter vontade de começar a ler o próximo livro imediatamente - mas esperei pelo próximo mês.

FILME

   Não há muito a dizer sobre o filme que não tenha já sido dito do livro. Fui assistir tendo em mente de que "Uma nova Esperança" foi lançado no final da década de 70 e, portanto, não me chocou os efeitos meio precários ou a maquiagem e figurino de alguns personagens; achei esse estilo futurista meio retrô bem divertido e charmoso.
   Dos livros esse é o que menos gostei e o filme não foi diferente. O que mais gosto de Star Wars são as discussões sobre bem e mal e o dilema dos personagens da trama, por isso, nesse primeiro filme cheio de cenas de ação e batalhas espaciais, o tédio foi meu companheiro constante.
   Mesmo assim fiquei com vontade de ver o restante, porque sei que a trama tende a se aprofundar ao longo da trilogia.




Episódio V: O império Contra-Ataca

LIVRO

   O segundo livro da trilogia "Star Wars" se passa 3 anos após os eventos do primeiro livro/filme. Aqui temos Luke um pouco mais velho, treinando para se tornar um Jedi. Enquanto isso, Han e Leia vivem uma aventura em separado, relacionada a aliança rebelde, mas logo o caminho dos tres se encontram. Essa é uma fórmula parecida com a da primeira história quando Han e Luke estavam juntos e Leia presa, mas funciona porque há duas narrativas diferentes, cada uma com seu grau de aventura e em todas há personagens cativantes e protagonistas da história.

   Li esse segundo volume depois de terminar "Grandes Esperanças" e, talvez por isso, tive muita dificuldade com a forma seca como a história é narrada. Nesse livro se tornou mais óbvio ainda que se trata de uma adaptação de roteiro porque a ausência de algum estilo literário é visível e incômoda. O livro só passou a funcionar para mim da página 100 em diante; antes disso apenas a história (os acontecimentos) me fizeram continuar porque a narrativa em si não é aquelas coisas.
  Sobre a trama, nesse livro a filosofia dos jedis e dos siths se torna mais inteligível, conseguimos entender o que é "o lado negro da força" é porque é tão importante que os jedis se mantenham calmos e focados. Aqui também há um pouco mais sobre Darth Vader (o que é sempre uma coisa boa) e também o acréscimo de outros personagens, como Yoda, Lando Calrisisan e o mercenário Boba Fett.
   Novamente, notei as semelhanças bizarras entre a trajetória de Luke e Anakin e cada vez mais entendo porque os fãs da primeira trilogia detestam a segunda (dos episódios I, II e III). Aliás, falando em fã, enquanto lia esse livro saiu o primeiro trailer do episódio VII - fiquei ainda mais ansiosa por essa estréia e para ler o próximo livro, O retorno de Jedi, mas me mantive firme na decisão de ler apenas um por mês.
  Apesar de todos os meus problemas na leitura, acho que esse segundo livro tem uma trama muito melhor que o primeiro, gostei muito


FILME
      Como eu esperava, esse segundo filme é bem melhor que o primeiro: não apenas pela história mas os efeitos especiais deram uma melhoradinha, assim como as interpretações - Enquanto "Uma nova esperança" parecia que tudo estava meio artificial e ensaiado, em "O império contra-ataca" todos sabem exatamente quem são e quem são seus personagens.
   Uma das coisas que menos gostei foi de como fizeram o personagem Yoda nesse filme. Entendo que é a única alternativa para época mas achei que uma marionete não foi o suficiente para retratar esse personagem tão cativante para mim (lembre-se, assisti aos episódios 1, 2 e 3 primeiro).
   Sobre a cena mais importante desse filme, a revelação, já a tinha assistido várias vezes mas, dessa vez, ela finalmente teve um significado para mim. É diferente ver algo solto e largado e depois ver em todo um contexto - Darth Vader continua sendo um dos meus personagens favoritos da série mas, pela primeira vez, senti um pouco de pena de Luke também. 
   Sobre o VII episódio, assisti a "O império contra-ataca" na quarta feira de madrugada, quando muitas pessoas assistiam a esse novo filme na pré-estréia, Nessa onda do lançamento, passei o dia olhando as fotos da premie e, quando vi o personagem Han Solo, que é o Harrison Ford mais novo, acabei criando um bom palpite sobre a identidade do misterioso Kylo Ren - nada que você já não tenha visto na internet mas espero que eu esteja errada. 
   Enfim, o filme é muito bom e mal vejo a hora de assistir ao último. 




Episódio VI: O retorno de Jedi


LIVRO

  Passado poucos meses depois de "O império contra ataca", "O retorno de jedi" é um livro que apresenta ação do inicio ao fim. Começa com a tentativa de resgate de Solo e, a partir daí, segue de uma cena de aventura a outra, tudo intercalado por momentos relevantes. Já havia notado isso nas histórias anteriores mas nesse, talvez porque tivessem ainda muitos assuntos a serem tratados, tive a sensação de que cada momento era de suma importância.
   Sei que parece repetitivo falar da escrita novamente mas, lembre-se, cada livro é escrito por um autor diferente e, por isso, podem trazer características diferentes. Me incomodou muito a falta de "ação mental" dos personagens nas outras histórias mas, felizmente, isso não se repete em "O retorno de Jedi". James Khan, que assina a autoria desse último livro da trilogia, tem uma escrita muito melhor que seus antecessores; sua capacidade de descrever os sentimentos e questões internas dos personagens me impressionou muito - é como se os conhecesse de fato (e não só estivesse sendo pago para novelizar um roteiro). Não é que haja nada muito elaborado ou extenso mas mesmo assim faz diferença e torna a leitura muito mais envolvente e fluída; não por acaso, esse é meu livro favorito dessa trilogia. 
   Falando em profundidade, nesses livros todos os personagens conseguem evoluir de seus esteriótipos iniciais. Luke agora é mais que um garoto ingênuo da fazenda, e seu retorno ao lar nesse último livro (mesmo que rapidamente), tem tudo a ver com a "Jornada do Herói" com que comparei essas histórias no meu primeiro comentário lá em cima. Solo também parece finalmente adquirir alguma índole mas o mais importante de tudo e ver Darth Vader deixando de ser aquele vilão implacável e quase inumano - ver o homem por trás da máscara (não só literalmente) é mais uma das razões pela qual gostei muito desse livro.  
  Ainda sobre personagens, é estranho perceber nesse último livro que, por mais que eu ainda tenha meus personagens favoritos (Vader, Solo e Yoda, por ex), acabei me afeiçoando a todos nessa série, toda a "equipe" dos mocinhos que vai de C3PO a Lando Calrisisan. Luke, que a principio me pareceu chato e infantil, foi se tornando cada vez um personagem mais interessante e gostável, de forma que, no final, é impossível não gostar e simpatizar-se com ele. 
   Isso porque ainda não falei dos Ewoks! Esses personagens, mais parecidos com ursinhos de pelúcia, são familiares para mim mesmo antes que eu soubesse sequer o que era "Star Wars": ver os Ewoks em ação no livro me remeteu a memórias de tenra infância, quando minha mãe e meu pai assistiam filmes na sala e eu assistia com eles. Mesmo não sabendo nada sobre filmes ou sobre a trama, gostava de ver aqueles "ursinhos" na TV.
   Enfim, esse livro fechou a trilogia com chave de Ouro. Seria incrível se James Khan pudesse ter escrito todos os 3 livros mas "O retorno de Jedi" já foi mais o suficiente para me empolgar, divertir e emocionar - sim, por que a cena final entre Luke e Anakin me levrou lágrimas aos olhos (imagine quando vê-la no filme). 
   Se antes não via a hora de assistir ao sétimo filme, agora é que estou mais ansiosa que nunca. Mas, antes, vamos ao sexto e último filme desse especial
   

 FILME

  Último filme antes de conferir a estréia do episódio VII no cinema! \o/ Bom, a primeira coisa que me chamou a atenção em "O retorno de jedi" é a evolução da computação gráfica desse filme, quando comparado aos outros: A cena no covil do "Jabba, o Hutt" em que uma cantora marciana canta enquanto uma outra dança próximo ao ser asqueroso que é Jabba, foi uma das que mais me impressionou nesse sentido: a cantora foi feita toda em computador (ao menos é o que parece), coisa que eu acho que deveriam ter feito com Yoda no segundo filme (no terceiro deu uma melhorada. Talvez na época do segundo filme eles não tivessem tantas possibilidades assim, não sei.
   Como o livro, o filme é repleto de ação mas, diferente do livro esse é o tipo de coisa que não me impressiona muito na tela, principalmente as grandes batalhas que acontecem no espaço. Mas, como o filme também está cheio de personagens encantadores e cenas e diálogos memoráveis, quase não vi a hora passar assistindo. 
   De todos as histórias que vi nessa maratona, essa foi a única que apresentou diferenças entre livro e filme - e isso foi interessante, ver que o autor do livro se permitiu fazer modificações e que o filme ainda tinha como se surpreender. 
   Falando em surpresas, confirmei o que já tinha percebido no filme anterior: nessa trilogia antiga meu personagem favorito é Han Solo, seguido de Vader, Leia, Luke... Como eu disse, todos se tornaram especiais para mim ao longo da história, mas Solo mais do que todos. 
   Uma coisa que me deixou muito muito surpresa foi o aparecimento de Anakin ao final do filme: o ator que aparece é a cara do Anakin da parte 1, 2, e 3! Como isso é possível, terem encontrado um ator tão parecido, quase 20 anos depois? Coisas do cinema, acho.


***

Finalizada a maratona! 

  Hoje, sexta feira, vou assistir o episódio VII. Estou muito ansiosa, mas imagino que deve haver fãs mais do que eu: afinal, a maioria das pessoas esperou anos e anos por essa continuação - eu só vou ter que esperar algumas horas. 


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!