|RESENHA| Uma história de Natal (A Christmas Carol) - Charles Dickens

sexta-feira, dezembro 25, 2015 1 Comments A+ a-

OBS.: Fiz essa resenha ouvindo "A Very Postmodern Christmas", um álbum com covers do grupo 'PostModern Jukebox'. CLIQUE AQUI para acessar o link deste albúm no Spotify.
***
Um homem mal humorado, avarento que odeia o Natal, e acha que a caridade é uma idiotice e a felicidade perda de tempo. Esse é Ebenezer Scrooge, protagonista de uma das histórias mais conhecidas de Charles Dickens, um homem que, na véspera do Natal, recebe a visita de 3 espíritos - passado, presente e futuro - que lhe mostram o que ele está perdendo por agir da forma como age e qual será seu destino se continuar seguindo pelo mesmo caminho. 
   Essa novela já teve inúmeras adaptações para a tv e para o cinema (eu mesma já vi até mesmo uma e que os espíritos são de ex-namoradas) o que faz a gente pensar que já conhece a história. Ao menos foi isso o que eu pensei quando vi esse livro, só o levei para a casa (ele estava numa troca de livros) porque depois de Grandes Esperanças decidi ler tudo o que Charles Dickens escreveu, já que esse tem tudo para se tornar um dos meus escritores favoritos. Como já tenho o livro a algum tempo, resolvi lê-lo antes do Natal e fazer esse post especial para vocês. 
   "Mas que importava isso a Scrooge? Era bem como ele queria. Cortar seu caminho pelo meio das estradas apinhadas da vida, avisando a qualquer simpatia humana para manter a distância".
   É claro que não me lembrava bem o suficiente do talento de Dickens, do contrário não teria subestimado essa história. Porque se tem um autor capaz de transformar o lugar-comum em uma experiência única esse autor é Dickens. Sua escrita é simples e, ao mesmo tempo, reflexiva; está cheia de momentos e frases que poderiam soar cafonas nas mãos de outro autor mas que, com Dickens, soam perfeitas para o momento do livro. Se você já leu esse autor não deve ficar surpreso ao saber que terminei "Uma história de Natal" com lágrimas aos olhos. 
   Falando um pouco da Edição, talvez 'Christmas Carol' seja mais conhecido aqui no Brasil como "Um cântico de Natal" mas minha edição, da Editora Ática, tem esse nome que coloquei como título da resenha, "Uma história de Natal". Ela conta com o texto integral mas é visível que o foco são os leitores infanto-juvenis, pois se nota uma preocupação em contextualizar a obra (há toda uma introdução sobre Dickens e uma outra explicando o motivo do autor ter escrito essa história) e também na facilitação do texto, ou ao menos do título deste. O livro também tem ilustrações de Vinicius Jota, que nos proporcionam visualizações muito interessantes ao longo da história. 
Ebenezer Scrooge
   Não há muito mais a ser dito sobre esta obra, que não sejam detalhes que estragariam a futura leitura de quem está lendo esta resenha. E este é um livro que merece ser lido, principalmente durante o Natal: nada do que eu disser vai suplantar a escrita do próprio Dickens ou fazer você entender como, em pouco mais de 100 páginas (na minha edição) vários personagens tomaram uma forma tão definida e se tornaram portadores de lições valiosas. 
   É por isso que disponibilizei no meu Tumblr, o link para que você possa ler essa história online, já traduzida para o português do Brasil. Me limitei a colocar o link para o pdf, de forma que não tenho informações sobre a autoria dessa tradução, apenas de que está muito bem feita. Infelizmente não há ilustrações nesse arquivo mas as palavras de Dickens bastam (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DE "UM CÂNTICO DE NATAL").
   Nota 9 - um livro muito bom

***
Desejo a todos os leitores do blog um Feliz Natal. E, como diria um dos personagens de "Uma história de Natal": "Que Deus abençoe a cada um de nós!".

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

1 comentários:

Write comentários
23 de novembro de 2019 às 20:15 delete

Atualmente, estamos oferecendo um esquema de empréstimo FÁCIL e RÁPIDO a uma baixa taxa de juros de 2%, com carteira de identidade válida e adequada para verificação.
Você pode enviar seu pedido de empréstimo para qualquer valor de empréstimo necessário.
Oferecemos empréstimos que variam de $ 5.000,00 USD Min. US $ 100.000,00 USD máx.
Temos crédito de longo prazo de no máximo cinco (5) a cinquenta (50) anos.
Damos o seguinte tipo de empréstimo: empréstimo de projeto, empréstimo de refinanciamento, empréstimo de investimento comercial, empréstimo de automóvel ou veículo, empréstimo de estudante, consolidação de dívida,
empréstimos à habitação, empréstimos pessoais, empréstimos para viagens e férias, empréstimos para Natal e ano novo.
Nossa empresa também precisa de uma pessoa que possa ser o representante de nossa empresa em seu país.
Entre em contato com o escritório da CROWN TRUST FINANCIAL LOAN COMPANY via e-mail: crowntrustfinancialloanfirm@gmail.com
Envie sua solicitação de resposta imediata para: crowntrustfinancialloanfirm@gmail.com

Obrigado pelo seu patrocínio!
Seu sucesso começa conosco: JEFFEREY FRANK!
DIRETOR COROA CONFIANÇA EM EMPRÉSTIMO FINANCEIRO!
E-mail: crowntrustfinancialloanfirm@gmail.com

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!