|FILME| Deadpool (Resenha / Review)

sexta-feira, março 04, 2016 1 Comments A+ a-

   Wade Wilson é um mercenário com um senso de humor meio distorcido. Ele conhece a garota de programa Vanessa Carlysle e os dois se apaixonam e vivem uma bela história de amor... até que Wade descobre que tem câncer terminal e foge. 
    Pelo resumo acima você poderia pensar que estou falando de algum dramalhão ou ao menos de um filme romântico mas não, trata-se de um dos filmes de herói mais aguardados do ano: Deadpool.  E, embora tenha um plot que pareça meio dramático (a doença e fuga de Wilson, o amor entre ele e Vanessa) é o filme mais divertido que vi até agora durante 2016. 
    Pense num filme de humor sem limites, com referências novas e antigas a cultura pop e com cenas obscenas e sangrentas. Agora ali isso com o plot que citei no inicio e veja que mistura louca não é esse filme. Wilson já é escrachado antes do Deadpool mas se torna ainda pior depois que adquiri um impressionante fator de cura (tipo o do Wolverine) e se tornar imortal. Ele não é um herói, diz isso o tempo todo, não está ali para salvar o mundo mas sim para resolver seus próprios assuntos e buscar vingança contra aqueles que o transformaram. 
   Ã‰ que, para se curar do cancêr, Wade aceita participar de um projeto experimental, liderado pelo doutor Ajax que o faz adquirir esses poderes e também uma enorme deformidade. Torturado, maltratado, dado como morto, Wade reaparece como Deadpool e passa a procurar Ajax afim que ele o volte a sua forma original. Só assim ele poderá retornar para seu amor, Vanessa.
   Não sabia muito bem o que esperar desse filme, só que seria algo muito bem humorado e sangrento. Minha preocupação era que o filme extrapolasse nesse aspectos mas, seja porque já esperava algo assim, seja porque é um filme e não uma HQ, o resultado me agradou muito e, na minha opinião, não cruzou nenhuma linha. Gostei muito dos personagens, dos diálogos, das cenas de ação e de luta. É óbvio que o foco aqui é Deadpool (só ver a quantidade de vezes que citei o nome dele até agora) e isso não é nada ruim pois talvez estejamos diante de um dos personagens mais carismáticos e interessantes que já vi no universo Marvel.
   Ou, para ser mais precisa, do Universo FOX. Deadpool é um mutante e, nesse filme, temos até mesmo participações de alguns X-Men secundários (Colossus e Negasonic Teenage Warhead) além de várias referências a personagens e cenários da outra franquia. Não sei se a Fox vai utilizar esse personagem nos próximos filmes dos X-Men já que ele destoa bastante do tom sério e correto destes, além de já ter manifestado nenhum interesse em ser um herói. Mas a partir desse filme todos vão esperar por isso ansiosamente, com certeza. 
   Agora você leu essa resenha/comentário até aqui e ainda não sacou o que esse filme de mais. Bem, a trama por si só não tem nada muito inovador, talvez o maior trunfo nesse aspecto seja o enredo não-linear e só isso. Mas o que vocês esperavam de um filme sobre a origem de um herói, minha gente? Há um certo limite no que se pode inovar, ou não.
    O destaque de Deadpool, o filme, se deve aos diálogos e cenas divertidas, a atuação espetacular de Ryan Reynolds, o elemento diferencial da Quarta Parede e as cenas de luta em que o "herói" não tem receios de decepar a cabeça de um inimigo. O resto é receita de bolo mesmo - mas se o bolo é bom, qual o problema? 
   Indico se está querendo um filme de herói que realmente valha a pena, despretensioso e divertido mas também com uma trama contada de maneira interessante e personagens cativantes. Mal vejo a hora de ver mais Deadpool no cinema (já vi o filme duas vezes mas estou falando de coisas novas desse personagem) - que esse dia não demore a chegar! 
    Nota 9 - muito bom.


Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

1 comentários:

Write comentários
Beto
AUTHOR
13 de abril de 2016 às 21:40 delete

Adorei sua resenha. Suas impressões são um pouco semelhantes com a minha. Se quiser ver outra opinião acesse: blogcoisastriviais.blogspot.com

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!