DIRETO AO PONTO #007: A garota Dinamarquesa, A Bruxa e Invasão a Londres

sexta-feira, abril 29, 2016 0 Comments A+ a-

Direto ao ponto é uma coluna do blog em que falo rapidamente sobre 3 livros ou filmes que assisti/li recentemente. Para ler outras postagens iguais a essa, CLIQUE AQUI

Nome do filme: A Garota Dinamarquesa (#Oscar2016)
Ano: 2016
Atores / Atrizes:  Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw etc.
Diretor: Tom Hooper
Opinião: O filme conta a biografia da primeira pessoa a se sujeitar a cirurgia de mudança de sexo, o pintor dinamarquês Elinar Wegener, que passou a se chamar Lili Elbe. Confesso que não estava muito animada para assistir mas os elogios as atuações de Eddie Redmayne e o fato de Alicia Vikander ter ganhado o Oscar de melhor atriz coadjuvate por esse papel acabaram me convencendo, além de certa pressão externa (assisti com amigos). 
O início do filme é muito dinâmico e interessante, a transformação de Elinar em Lili e a reação de sua esposa Gerda ao fato, a principio levando a mudança como um jogo e depois a descoberta de que era mais do que isso são os momentos que mais me agradaram no filme. Vikander e Redmayne tem uma química muito boa, primeiro como um casal e depois como amigos e companheiros e esse é o grande motivo pela qual o filme funciona, os dois atores principais em ótima fase.
Infelizmente do meio pro final a coisa dá uma desandada, há uma "enrolação" ali que considerei desnecessária - é um filme de 2 horas que poderia ter pelo menos meia hora a menos. Além disso, me interessei mais por Gerda, esposa de Wegener, do que por ele próprio e queria que o filme tivesse dado mais destaque a ela (embora admita que já há bastante, queria mais).
Cena: Gosto muito da cena em que Gerda descobre que Elinar está usando sua camisola porque mostra uma faceta da personagem que é muito mal explorada no filme (uma parte dela sentia atração por Elinar como mulher). Gosto também da sequencia da primeira aparição de Lili na sociedade. 
Uma cena que não gostei foi o final, achei aquele momento da echarpe meio brega e clichezento.
Nota: 7 - o filme tem momentos bons mas o todo é bem mais ou menos (razoável).
|TRAILER| 


Nome do filme: A Bruxa
Ano: 2015 (lançamento no Brasil em 2016)
Atores / Atrizes:  Anya Taylor Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie etc.
Diretor: Robert Eggers
Opinião: Está ai um filme que eu esperava ansiosamente para ver, por todas as críticas e elogios, dizendo que não apenas era um filme de terror "perturbador" como também muito bem feito. Gostei muito desse filme, talvez seja um dos melhores nessa pegada "terror psicológico" que eu tenha visto nos últimos anos... E ainda assim é muito difícil falar sobre ele, razão pela qual se passaram mais de um mês antes que eu tivesse escrito essas poucas linhas e, tenho certeza, está longe de ser a resenha que esse filme merece. 
Produção excelente, roteiro excelente, direção excelentes, atores excelentes... O filme retrata uma realista Nova Inglaterra no ano de 1630, com todas as suas superstições e misticismos, de maneira impecável - boa parte das falas do roteiro são retiradas de depoimentos e documentos da época e os atores tem uma qualidade teatral que deixa tudo mais interessante. 
Muita gente disse não ter curtido porque fala muito de crenças (nesse aspecto me lembrou bastante "O anticristo" de Lars Von Trier e é tão perturbador quanto, mas sem ser tão apelativo). Outros porque o filme não dá susto. Mas só é terror aquele que dá sustos? "A Bruxa" tem o mérito de ir te envolvendo naquele universo até que você sinta todo o medo que os personagens estão sentindo. Se estiver disposto, você irá sentir muito medo assistindo a esse filme; mas se terror não for sua praia, você ainda pode assistir a um ótimo filme.
Cena: A cena em que os gêmeos cantam a música para "Black Phillip", a cena do inicio quando o bebê desaparece... Do final em si não gostei muito, achei que é o oposto de tudo o que o filme prega, mas nem isso tirou o mérito da história. 
Nota: 9 - muito bom - espero reassistir a esse filme um dia e fazer a resenha que esse filme merece.  (um dos melhores do ano)
                                                           |TRAILER|  

Nome do filme: Invasão a Londres
Ano: 2016
Atores / Atrizes: Gerard Butler, Aaron Eckhart, Morgan Freeman etc.
Diretor: Babak Najafi
Opinião: Quando o primeiro-ministro britânico morre repentinamente, os principais líderes mundiais vão ao seu velório, sem saber que há uma conspiração terrorista para que sejam todos assassinados. Um a um os líderes vão morrendo, até que sobra com vida apenas... sim, o presidente dos Estados Unidos, com o seu fiel guarda-costa, que vão fazer de tudo para escapar dos terroristas. 
Não quero falar mal do gênero ação, mas infelizmente não é algo que curto. Tirando algumas raríssimas exceções, cenas de ação quase sempre me fazem cochilar e  a história toda se resume as cenas de ação, de forma que é tudo muito entediante para mim. Para piorar, "Invasão a Londres" é um filme de ação do começo ao fim, com nenhuma novidade ou cena que o torne mais do que isso. Sim, o filme tem bom elenco mas estão todos em papéis medíocres (no sentido de médio mesmo, não de ruim). 
Cena: Gostei da cena em que mataram os líderes mundiais (isso soou mórbido?)
Nota: 6 - não gostei. Mas se você curte o gênero vá em frente - quanto a mim, não sei porque ainda assisto a esse tipo de filme. 
                                                           |TRAILER|  

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!