|FILME| Convergente parte 1 (Resenha / Review) Trilogia Divergente #003

sexta-feira, abril 15, 2016 0 Comments A+ a-

   Quando a mãe de Four (em português é Quatro mas vou chama-lo de Four na review) se torna uma líder tão cruel quando Jeanine, ele e Tris decidem explorar o que há além dos muros de Chigago, esperando encontrar pessoas que os possam ajudar com a situação atual da cidade. O que eles encontram, no entanto, é uma tão destruída quanto a sua própria.

    Insurgente, o segundo dessa trilogia (que, seguindo a moda, terá 4 filmes) foi um filme bem fraquinho mas o final pareceu promissor. Mesmo assim, fui ao cinema com expectativas bem sob controle de forma que, de todos os meus amigos, fui a única que não saiu do cinema tão revoltada com o que acontece com a trilogia em Convergente.
   Quando Tris, Four e seus amigos saem de Chicago, o que era uma distopia vira uma ficção científica e é aí que muitas pessoas ficaram decepcionadas. O objetivo era mostrar as diferenças entre esse novo mundo que os heróis estavam conhecendo e o mundo anterior, que era o que eles conheciam mas a forma como isso foi feito não foi legal, pois focou mais na tecnologia toda diferenciada desse mundo "Pós-muro" e nas diferenças climáticas do que nos aspectos que realmente importam a uma Distopia, as pessoas e suas atitudes. 
   Ao invés de mostrar quem são essas pessoas que vivem nesse mundo, o que querem e como pensam, sentem e agem, o filme se atem a "chuvas de sangue", armas descoladas e aparelhos de vigilância que fazem a Chicago dos personagens parecer um grande Big Brother (o reality, não o personagem do Orwell, infelizmente). Esse último aspecto, o tratamento dos mocinhos como estrelas de um show é uma das coisas que eu achei que tinham potencial mas que foram mal aproveitadas - não há tempo para reflexões profundas, o filme está preocupado demais tentando transformar Tris em uma sonsa e Four no grande personagem f0d@0 que Tris tinha sido até aquele momento. 
De boas tomando uma água, enquanto Four vira o protagonista dessa joça
    Não sei se vocês sabem o que acontece nesse último livro e eu não vou dizer porque odiei receber esse spoiler. Mas tenho que comentar que me decepcionei muito com a maneira como retrataram Tris nesse filme; justo aquela que tinha sido a chave, a divergente, a que pensa fora da caixa, de repente passa a querer jogar de acordo com as regras. Já Four, que era sempre o contido, o receoso, aquele secundário que está ali para apoiar a mocinha mesmo duvidando de suas escolhas, de repente é tudo aquilo que Tris tinha sido até então. Será uma tentativa de justificar de alguma forma o desfecho da trilogia? Não sei mas, de qualquer forma, gostei menos disso do que da cena em que os personagens saem voando numa bolha de plasma (juro, isso aconteceu). 
   Mesmo com tão pouco a oferecer em matéria de reflexão e profundidade, eu não detestei Convergente, até achei o desfecho interessante e gostei das cenas em que Four sai dando tiro, porrada e bomba pra todo lado. Mas, quando penso no elenco incrível que esse filme tem e no quanto o primeiro filme parece que iria virar alguma coisa, não posso deixar de me perguntar onde todo esse potencial foi parar. 
Four e sua turma
   Se antes via nessa série um novo Jogos Vorazes (esse também terminou de forma bleh, mas isso é outra história) agora vejo uma ótima opção de filme para assistir quando você não tiver mais nada para ver na TV ou na Netflix. Esse último filme particularmente é daqueles que você coloca para assistir em algum canal avulso em certo dia tedioso e que assiste inteiro mas se questiona porque perdeu seu tempo com aquilo no final. Não é detestável mas sim nulo, sem graça. 
   Recomendo se você já acompanha a série. Se ainda não assistiu a nenhum desses filmes minha recomendação é que diga 'não, obrigada', quando te indicarem e siga a sua vida como se jamais tivesse ouvido falar numa trilogia chamada Divergente - acredite, você não terá perdido nada. 
   Nota 6,0 - até daria meio ponto por uma cena ou outra mas tenho que ser honesta. Embora não tenha propriamente detestado, não gostei desse filme. 

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!