|FILME| Capitão América: Guerra Civil (Resenha / Review)

sexta-feira, maio 06, 2016 0 Comments A+ a-

            "Capitão América: Guerra Civil" talvez seja o filme mais ousado da Marvel. Nele vemos Capitão América e Homem de Ferro entram em conflito por estarem de lados opostos sobre a forma como os heróis devem se portar dali pra frente. De um lado há o Homem de Ferro, que acha que os heróis devem se registrar e serem punidos por seus atos, além de só poderem agir com anuência da ONU. De outro lado há o Capitão América que, tendo visto a Hidra surgir das entranhas da própria SHIELD, agora desconfia das instituições como um todo e é contra qualquer supervisão.
            Queria assistir a esse filme mais uma vez antes de me atrever a escrever sobre ele aqui no blog mas a oportunidade não surgiu e resolvi tentar assim mesmo, embora me veja meio sem palavras quando o assunto é "Guerra Civil". Talvez porque seja um dos filmes mais aguardados do ano ou porque há muita coisa acontecendo nessa história e torna difícil definir minha opinião com uma trama cheia de sub-tramas - o fato é que ainda estou digerindo Guerra Civil, mas espero conseguir passar algo válido aqui.
            Não há dúvidas de que a Marvel (Disney) sabe como fazer um filme. Embora seja uma trama razoavelmente longa, 2h27 de filme, tal extensão não é perceptível, já que temos ação e coisas acontecendo praticamente desde a primeira cena. O filme é longo não pelo mesmo motivo que Batman vs Superman, criar uma atmosfera de algo, o filme é longo porque há muitos detalhes a serem abordados numa guerra civil envolvendo (quase) todos os personagens do universo cinematográfico da Marvel. Como abordar cada relacionamento em meio a essa crise, como fazer com que o público entenda ambos os lados dessa questão tão espinhosa se não contando a ele tudo o que precisa saber?
            Porque, embora todo o conflito parta desse motivo que citei no primeiro parágrafo temos algumas situações que deixam tal impasse ainda mais denso: Há o Soldado Invernal/Buck que o Capitão quer proteger a qualquer custo, há uma falha que a Feiticeira comete no começo do filme, há Stark tendo que lidar com as responsabilidades de ser (para o bem ou para o mal) o responsável pelo surgimento dos Vingadores... E no meio de tudo isso ainda temos o relacionamento amoroso de Visão e Wanda (amor por esse casal), o surgimento do Homem-Aranha e do Pantera Negra e um vilão aleatório que quer ver o circo pegar fogo entre os heróis.

            Entendem como é muita coisa para processar? O importante é dizer que eu gostei da maioria das coisas que vi.  Me preparei para esse filme assistindo "Capitão América e o Soldado Invernal" e lendo a versão romanceada de Guerra Civil (que achei incrível, tirando o final), então já tinha certa ideia do que esperar. Mesmo assim, não fiquei chateada pelo filme ser bem diferente HQ, entendo que não seria possível fazer um "Guerra Civil" tão grandioso num universo tão reduzido quanto o do cinema e gostei da maneira como os roteiristas deixaram o filme mais dúbio do que a versão original: se nas HQs é difícil não torcer pelo Capitão América, no filme a dúvida e o debate sobre quem está certo permanece até depois da sessão.
            Sim, ainda sou #teamcap porém fica difícil não entender o lado de Stark, ainda mais com aquela revelação do final, que soa imperdoável se você não viu o segundo filme do Capitão, quando você vê o contexto em que tudo aconteceu. Vejo muita gente usando o contexto para defender o Buck mas, mesmo torcendo para o Capitão América, não suporto o Soldado Invernal - ao mesmo tempo em que queria que o tipo com Feiticeira, Homem-Formiga, Gavião e Falcão chutassem o traseiro do time do Tony Stark, também torcia que o Homem-Aranha desse uma surra no Bucky e que ele saísse de cena o mais rápido possível (algo que, infelizmente não aconteceu).
            Minha birra pelo Bucky é injustificada mesmo, não consigo simpatizar com esse personagem desde o primeiro filme e não é nesse que tudo vai mudar. Por isso foi dúbio para mim a cena em que os dois (Capitão e Buck) brigam com o Tony e por isso não posso apoiar todos as atitudes de Steve para proteger esse amigo, principalmente com aquele desfecho para história dele que é BEM sem graça.
            Mas amei tanta coisa nesse filme que não posso julgá-lo todo pelo final. Gostei como conseguiram dosar as piadas e colocar seriedade nos momentos necessários, gostei muito do Pantera Negra (para mim o verdadeiro herói de todo o filme, o arco dele na trama é um ponto alto do filme), amei essa versão do Homem-Aranha, talvez uma das melhores que já foram levadas ao cinema... Gostei muito de como fizeram para que cada personagem pudesse brilhar; desde Viúva Negra e Gavião até Visão e Feiticeira, todos tiveram seu momento e sua vez (embora esses dois últimos menos que os outros já que, se eles participassem pra valer a luta toda não ia levar 5 segundos).  
            Enfim, se você é fã de filmes de heróis vai encontrar em Guerra Civil uma das melhores e mais ambiciosas produções do gênero. Não vejo esse filme como um favorito por enquanto mas não posso negar que ele é muito bom, por isso nota 9.


PS: Lembrei de uma coisa que não gosto, a forma como tentam insinuar que a ligação entre Wanda e Visão se deve a gema do infinito que teria criado Visão e também dado os poderes a Feiticeira. Nós sabemos que, nas HQs Wanda é filha de Magneto e que ela se envolve com Visão mesmo assim, então é meio ridículo tudo isso. Ok, não tem como utilizar a verdadeira origem da personagem mas também não vamos avacalhar e justificar toda uma sub-trama com essa origem esfarrapada, né? 

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!