|FILME| X-Men: Apocalipse (Resenha / Review)

sexta-feira, maio 20, 2016 0 Comments A+ a-


   Há mais de 3.000 anos atrás En Sabah Nur (Apocalipse) dominava o mundo, sendo rei e deus de toda uma civilização. No entanto, Apocalipse acaba sendo traído e passa os próximos milhares de anos em uma espécie de repouso profundo até despertar no anos 80, período em que se passa essa nova história dos X-Men.
   Primeiramente: a franquia 'X-Men' é a minha favorita de todas que já foram lançadas no cinema. Eu amo os X-Men mais do que qualquer Vingador (a não ser a Wanda que, por um acaso, também é parte do universo X-Men nos quadrinhos). Dessa afirmação você já deve tirar que não sou muito ligada nas HQs e, embora tenha interesse em saber as diferenças entre o universo cinematográfico e dos quadrinhos, não sou aquela louca que fica xingando porque algo saiu do que é considerado cânone (a não ser que seja algo muito importante). 
   Eu também não sei muito sobre a história do 'Apocalipse' nas HQs ou na animação (que passava no SBT, lembram?). Para o bem ou para o mal, meu primeiro contato com esse famoso arco dos X-Men foi através do filme "X-Men: Apocalipse". É bom acrescentar também que estava bem preocupada com a qualidade desse filme, uma vez que boa parte da critica especializada foi taxativa ao dizer que esse é o pior filme da franquia. 
   Sendo assim, qual não foi a minha surpresa ao me ver amando esse filme? A primeira cena com o 'flash-back' da origem do Apocalipse foi um pouco boring mas, depois disso, o filme só me trouxe alegrias. Tirando algumas coisas que me incomodaram durante a sessão, e que citarei mais a frente, considero esse um dos melhores filmes da franquia e não um dos piores como estão dizendo. 
   A começar pela ambientação nos anos 80, que dá todo um ar retrô ao visual dos X-Men e encanto para a história - para mim os X-Men tem tudo a ver com essa época, tanto visualmente quanto pelo subtexto dessas histórias. Infelizmente o pouco de música que ouvimos dessa época é graças ao personagem Mercúrio mas achei divertidíssima a conversa entre Jean, Scott, Noturno e Jubileu sobre qual dos filmes de Star Wars seria melhor: a discussão termina com Jean dizendo que o importante é que todos concordam que "o terceiro filme é sempre o pior", algo que dialoga com a própria franquia dos X-Men (todos crucificam X-Men III).
Jean, Ciclope, Noturno e Jubileu (FONTE)
   Isso sem contar os novos personagens ou os personagens que foram rejuvenescidos. Achei que iria sentir saudade da formação antiga (e mais velha) mas os novos atores estão de parabéns, especialmente Sophie Turner, que está perfeita como Jean Grey - até passei a gostar mais da personagem depois do filme, já que os conflitos que ela vive parecem muito mais coerentes para uma adolescente do que para uma mulher adulta, como foi retratado nos filmes anteriores - e o mesmo ocorreu com Scott. 
   Falando nos personagens, embora eu tenha meus favoritos, não há um único deles que não seja incrível. Na cena em que Apocalipse recruta seus 4 cavaleiros, mutantes que vão segui-lo e ajudá-lo em seu plano de destruir o mundo para retomar o controle sobre ele, é impossível não se empolgar com as habilidades dos mutantes recrutados sendo subitamente melhoradas. Dos 4, Psylock era a única que eu não conhecia mas achei seu poder incrível, assim como esse anjo 2.0 que criaram para esse filme. Magneto e Tempestade nem se fala, são dois personagens que sempre achei phoda e que permanecem incríveis nesse filme (embora a Tempestade ainda falte a confiança que a mesma ostenta no futuro, amei essa versão teenager dela, moicano e tudo). 
   Mas, assim como os 4 cavaleiros que acompanham o vilão durante todo o filme, esse novo filme também tem 4 GRANDES PROBLEMAS, a seguir (se não quiser pegar spoiler é só pular os trechos:  mais claros)

1. A cena em que Scott descobre seus poderes, ele perfura o teto com o raio que sai de seus olhos... Mas não perfura a porta do banheiro em que ele estava? O garoto que tentava arrombar a porta para bater em Scott é simplesmente jogado longe junto com a porta e ainda aparece se mexendo depois dessa cena
2. Todos os personagens são phodas... Menos a Mística, que só aparece como si mesma meia dúzia de vezes durante todo o filme. Por melhor e mais legal que esteja o visual anos 80 da J-Law, toda a vez que a via sem maquiagem (e foram várias) ficava me perguntando quando ia ver a Mística, isto é, quando a Mistica ia ficar azul. Já que toda a personalidade da personagem parece ter sido modificada, o mínimo que eles podem fazer e manter a aparência desta, não é?  Está na hora dos produtores contratarem alguém que REALMENTE queira fazer o papel, sem mimimi por conta das horas na maquiagem (#VoltaRebecca)
3. SPOILER ALERT: como é que o Magneto, tendo seus poderes ampliados pelo Apocalipse, consegue entortar uma ponte nos Estados Unidos... Mas não causa nem um arranhão ou altera o voo do avião que os X-Men usam para chegar até o local da briga? FIM DO SPOILER
4. SPOILER ALERT: a "conversão" de Eric foi muito rápida... Esperava mais dificuldade para convencer um cara tão p da vida com o mundo como ele está. E a cena em que Eric finalmente tem seu insight para o lado do bem teve direito a flash-back de 'First Class' e lágrima correndo em um olho só, algo que achei cafona. FIM DOS SPOILER


   Embora sejam pontos negativos que considero sérios para o roteiro e andamento da história, isso não prejudicou minha opinião sobre o filme. Afinal, para cada um desses FAIL que encontrei e citei acima, tem dezenas de WINS que o filme dá: a cena em que Mercúrio (mais uma vez) vê o mundo em slow motion, as lutas da batalha final em que cada personagem mostra porque é um adversário poderoso, Jean Grey mostrando porque é o personagem mais poderoso dos X-Men... São vários momentos incríveis e Brian Singer consegue, mais uma vez, criar a emoção exata para cada um deles, levando o expectador das risadas a apreensão com o passar de uma cena. 
   Eu realmente temi que algo pudesse dar muito errado e realmente torci pelos personagens na luta final contra o Apocalipse, me contorcendo da cadeira a cada reviravolta. Quando comparado a algum outro filme de herói, a sensação foi a mesma que senti na luta entre Bucky, Capitão América e Homem de Ferro no final de Guerra Civil, com a diferença é que dessa vez em realmente queria que algum lado vencesse. 

   Recomendo "X-Men: Apocalypse" para você que já curte a franquia e está afim de um bom filme. Se você é daqueles que surta quando descobre, por exemplo, que a Mística não é mãe do Noturno nos filmes, é melhor ir assistir Guerra Civil de novo. Nota 9,5 - pra mim seria 10 mas tirei meio ponto pelos probleminhas que citei. 

|TRAILER|
P.S.: Wolverine apareceu só para nos lembrar de esquecer que "Wolverine - Origem" existiu haha. 
P.S.2: Oscar Isaac está irreconhecível como Apocalipse, fiquei chocada quando descobri que era ele. 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!