|LISTA| 5 motivos para ler O Iluminado de Stephen King

sexta-feira, outubro 28, 2016 0 Comments A+ a-


   Halloween chegando! Uso o mês de Outubro para ler livros de terror, um gênero com o qual não tenho tanta intimidade mas que gosto muito. Pensando nisso, resolvi indicar o único livro de suspense/ terror que li nesse mês de Outubro, O Iluminado de Stephen King. Já havia lido Sombras da Noite desse autor e gostado muito (indiquei esse livro e mais outros para o Halloween do ano passado) mas foi só lendo esse clássico do terror que eu pude ter noção total do que é Stephen King, que ele representa para o gênero na modernidade. 

   Por isso resolvi fazer essa "resenha" na forma de lista, dando 5 motivos pelo qual eu acredito que você deva ler O Iluminado. Nunca é demais dizer que o foco da lista é o livro, logo, não vou citar o filme nesse momento. Pretendo re-assistir a versão cinematográfica futuramente (até porque me lembro muito pouco) e fazer um comentário no blog mas não tenho previsão de quando. 

   Para quem não sabe do que se trata O Iluminado: O livro conta a história de uma família que vê sua vida mudar quando se muda para um hotel durante o inverno, quando o pai foi contratado para ser o zelador do Overlook durante esse período sem clientes. Mas logo Danny, que é um garoto com habilidades especiais, percebe que o Overlook é mais do que um hotel. E que não está tão desabitado assim. (Leia a sinopse do Skoob).

   Vamos então aos 5 motivos pelo qual eu acho que você deva dar uma chance a essa obra prima do Stephen King. 

5. É um livro que te deixa tenso logo no início e só alivia essa tensão no final 
Mesmo que você não saiba o que é redrum, está na cara que algo ruim vai acontecer e é impossível não sentir aquela sensação de quem está prestes a ver uma tragédia.

4. Os personagens principais são muito bem desenvolvidos
 Apesar de alguns clichés a família composta por Jack, Winnie e Danny é realista e cativa o leitor desde o primeiro momento. Além disso Danny é um personagem tão cativante e o amor que os pais sentem por ele é tão óbvio, que torna-se fácil esquecer algumas falhas de caráter dos pais e torcer para essa família ficar bem. 

3. Ambientação
 Como omo uma continuação do que foi comentado acima, tenho que elogiar a ambientação sensacional que o autor faz em sua história. É como se nos víssemos transportados para a década de 70, a linguagem, ambientes, carros, até mesmo a forma de agir e pensar dos personagens, tudo isso causa  a imersão do leitor no texto. 

2. A Escrita de King
   Stephen King escreve como um maníaco. Li em algum lugar que por muitos anos o autor foi viciado em cocaína e, ao ler esse livro, não pude deixar de pensar se essa substância não participou da concepção de O Iluminado. A escrita cheia de pensamentos sobre pensamentos é uma loucura total mas, ao mesmo tempo, é brilhante porque consegue que o leitor também fique meio louco junto com os personagens (ao menos foi o que aconteceu comigo). Fiquei bastante obcecada na leitura de O Iluminado e ansiosa para conhecer o final dessa história. 

1. Terror... Mas não só isso 
   O terror do livro é focado nas assombrações do Overlook, que começam sendo vistas só por Danny mas depois se mostram reais a todos os membros da família. Há também elementos do terror psicológico nos corredores silenciosos e enlouquecedoramente vazios. Não sou do tipo que sente medo com facilidade mas algumas cenas do livro me deixaram meio desconfortável. 
   Mas, embora seja um livro de terror, cheio de cenas e momentos que deixam o leitor perturbado e cheio de tensa expectativa, veja mais disso em O Iluminado. Para mim o tema principal do livro é o amor paternal/maternal porque é isso o que move Jack e Winnie ao longo da história, é isso que o hotel tenta destruir em Jack. 

***
   Ler Stephen King também me fez chegar a conclusão de que os melhores livros de terror e suspense tem um quê de tristeza e com esse não foi diferente. Tem sempre algo de melancolia em livros como esse e mesmo um suposto final feliz é sempre envolto em muita tristeza e pesar. Não sou especialista em literatura mas isso é algo que passe a pensar depois que li O Iluminado.  
   Recomendo a todos que querem uma boa opção para o Halloween. Não é à toa que esse livro já se tornou um clássico do terror, dou a nota 9 -  muito bom.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!