|FILME| Doutor Estranho (Resenha / Review)

sexta-feira, novembro 11, 2016 0 Comments A+ a-


   Como um neurocirurgião arrogante e cético vem a se tornar um mago supremo, especializado na luta contra as artes místicas? É basicamente essa questão que o filme Dr. Estranho vem responder. 
   Tudo começa com Stephen Strange sofrendo um grave acidente de carro. Embora tenha sobrevivido miraculosamente, Strange tem ferimentos muito sérios, que nem a melhor das medicinas consegue curar. Surge então o boato de um lugar, Kamar-Taj, que traria a recuperação completa através da medicina alternativa e, mesmo cético, o desesperado Dr. Estranho resolve viajar até o Nepal e ver do que se trata essa cura milagrosa. 
   Aí começa o treinamento de Estranho nas artes mágicas. Com muita dedicação (e certa dose de indisciplina) ele consegue ascender muito rapidamente em seus conhecimentos de magia mas a cura tanto almejada ainda não chega. Embora tudo o que ele queira é curar suas mãos e poder voltar operar, o Dr. Estranho logo se vê envolvido numa disputa entre o grupo formado pela Anciã (sua mentora, vivida por Tilda Swinton) e um grupo de renegados liderado por Kaecillius, um ex-aluno da anciã que se rebela. O grupo de Kaecillus quer destruir todas as proteções da Terra para permitir que uma criatura vinda da dimensão negra domine o mundo. Porque eles querem fazer isso? Aparentemente tem algo a ver com a vida eterna (mas você pode saber mais sobre isso vendo o filme). 
   Eu esperava um filme mais sério desta vez e, em muitos aspectos, Dr. Estranho é exatamente assim. Além de algumas cenas bem fortes e diálogos filosóficos e intensos, temos aqui todo uma apresentação de novo Universo, o que requer mais seriedade e dezenas de explicações adicionais. Mas a história não fica maçante em nenhum momento, o universo apresentado é tão fascinante (e estranho rs) que prende facilmente o espectador. 

   Pela primeira vez em um filme da Marvel temos os conceitos de multiverso e, se isso já não fosse o suficiente para tornar o filme um capítulo obrigatório para acompanhar a narrativa da Marvel nos cinemas, ainda temos o fato de uma das gemas do infinito aparecer nesta trama. Para quem não sabe, Vingadores 3 (Guerra Infinita), devera tratar da batalha dos Vingadores contra Thanos, um vilão que possui essas tal gemas. Logo, ao longo de diversos filmes da Marvel, essas "pedrinhas poderosas" vem aparecendo - e Dr. Estranho é um desses filmes. Como já temos a confirmação do personagem em 'Guerra Infinita', a expectativa é de uma luta de características grandiosas, envolvendo um dos vilões mais poderosos da Marvel e todos os heróis que foram lançados até o momento.
   Mas voltando a Dr. Estranho. Embora seja um dos filmes mais adultos dos estúdios Marvel/Disney, ainda aqui temos alguns vícios (ou assinaturas) de outros filmes da produtora: o vilão sem carísma, as piadinhas de cultura pop, os momentos sérios cortados por uma coisa engraçadinha que ocorre. Eu não acho que o filme deveria ter sido sério o tempo inteiro mas acho que as piadas colocadas em Dr. Estranho foram forçadas demais, não se encaixando com o personagem e nem com o filme. 
O Monge Wong está presente em muitas dessas cenas "engraçadinhas"
   Se é para fazer humor, porque não trazer um humor mais refinado no caso de Estranho? A resposta está, penso, na classificação indicativa do filme. É difícil fazer coisas muito adultas em um filme para maiores de 12 anos - seria o mesmo que perder dinheiro e, como já vimos, essa não é a praia da Marvel/Disney.
   Apesar dessas coisas que me incomodaram eu achei Dr. Estranho um bom filme. Recomendo para os que vêm acompanhando o Universo Marvel e para os que gostam dessa pegada mágica e psicodélica em filmes. Estou ansiosa para "Guerra Infinita" mas também para a sequencia de Dr. Estranho, que poderá nos mostrar mais desse "mundo mágico". Ultrapassada a necessidade de contar a origem do personagem, sinto que Dr. Estranho ainda trará boas histórias.
   Nota 8 - bom filme.

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!