|RESENHA| O frágil toque dos mutilados - Alex Sens

sexta-feira, dezembro 16, 2016 0 Comments A+ a-

 
   Tolstoi já disse uma vez que "Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira”. Talvez seja por isso, porque cada infelicidade familiar é singular, que tantas histórias da literatura são sobre famílias disfuncionais e "O frágil toque dos mutilados" é uma dessas histórias. 
   O livro é se passa ao longo de 28 dias de convívio familiar, quando Magnólia e seu marido Hebert voltam à casa onde a esposa passou a infância, afim de visitar Orlando (seu irmão mais velho) e os sobrinhos, Muriel e Thomas. 
    Se a expectativa era a de um reencontro feliz (Orlando e Magnólia não se viam a há 5 anos), a realidade se mostra diferente. Logo as tensões familiares começam a (re) surgir e o passado se mostra impossível de esquecer. 
   Fiquei impressionada com a escrita de Alex Sens, cheia de metáforas, analogias e outras imagens descritivas. É um livro para se ler lentamente, degustando e imaginando os cenários que o autor propõe para descrever o estado emocional deste ou daquele personagem. Por mais que tenha achado a qualidade dos diálogos um tanto artificiais atribuo isso mais a minha anterior ("Malagueta, Perus e Bacanaço", livro que tenha retratar certa oralidade) do que por algum demérito do autor.
   Uma coisa digna de nota na trama é o diálogo que o livro tem com a obra de Virginia Woolf. Apesar de não ter lido nenhum livro desta autora, as referências são óbvias: Temos um personagem chamado Orlando, o marido de Magnólia a chama de Mrs. Dalloway e passa boa tarde do livro escrevendo um ensaio sobre "As Ondas". Fora isso há também algumas referências a biografia da autora que se parecem se encaixar com alguns fatos do livro (e isso é tudo o que direi). 
    O livro tem alguns acontecimentos chave mas, em sua maioria, é mais uma descrição do conflito interno dos personagens. A narrativa em terceira pessoa ora se volta para a instável Magnólia, ora para alcoólatra Orlando e desta forma vamos conhecendo um pouco mais sobre eles. Outros personagens também são foco desse narrador onisciente, entre eles o adolescente Thomas, o marido Hebert e a irmã de Magnólia e Orlando, Lisa. 
   Outro elemento importante da história é o mar. A casa de Orlando fica na beira de uma praia e, embora ninguém mergulhe em suas águas, os personagens estão sempre observando o mar - um deles chega até mesmo a pintá-lo - e tentando dar significado ou simbolismo ao seu movimento. A própria narrativa do autor parece seguir o fluxo de ondas, por vezes aparentando lentidão e tranquilidade para, logo em seguida, mostrar em um ou outro acontecimento que a calma da trama é ilusória. 
   "O frágil toque dos mutilados" é interessante e instiga o leitor  ao mesmo tempo em que pode afastá-lo, se o mesmo não estiver disposto a ler essa história como se deve, sem afobação e seguindo seu ritmo. A pressa é a inimiga na leitura desse livro, pois pode tornar algumas coisas repetitivas ou maçantes. Se o leitor seguir o ritmo ditado pelo autor nessa história será recompensado com uma conclusão em que tudo faz sentido, até mesmo o nome da história. 
   Sobre o final, achei muito corrido, como se o autor estivesse ansioso para terminar a obra. Se tivesse terminado no dia 28 eu talvez não gostasse tanto do livro mas o último capítulo é tão incrível que salvou até mesmo a conclusão meio abrupta. É um dos momentos mais bonitos da trama e certamente demonstra todo o talento do autor. 
   Não acho que seja esse um livro sobre o qual eu possa comentar muito, por isso peço perdão se essa resenha ficou redundante ou vazia. "O frágil toque dos mutilados" é uma história para ser sentida por si só, sem nada que atrapalhe ou influencie as opiniões do leitor. Por isso, se estiver saber sobre o que se trata exatamente o livro, só posso pedir que leiam. Alex Sens tem apenas 28 anos mas já demonstra, em seu livro de estreia, talento e potencial; quero ler mais coisas dele assim que possível. 
   Nota 8 - um bom livro.

|LEIA A SINOPSE DO LIVRO NO SKOOB|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!