Filme Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures) #Oscar2017

sábado, fevereiro 25, 2017 0 Comments A+ a-

  
    O ano é 1961. Os Estados Unidos estão em um grande momento econômico, JFK é o presidente e os americanos estão em plena guerra fria com a URSS; eles disputam, entre outras coisas, quem conquistará o espaço primeiro. 
   De um modo geral é um bom ano para morar nos Estados Unidos e para se trabalhar na NASA. A menos que você seja uma mulher negra como as três protagonistas desse filme. Nesse caso, você será relegado a uma área separada das outras pessoas, será tratada pior do que qualquer outra pessoa no local e todos vão te olhar como se você fosse um ET que acabou de pousar ali mesmo no Cabo Canaveral. 

   Esse poderia ser mais um filme mostrando o racismo americano que existia a não muito tempo atrás: negros andando na parte de trás dos ônibus, bebedouros e máquinas de café separada para negros e brancos - até mesmo o banheiro era diferente para "mulheres de cor". O que torna "Estrelas Além do Tempo" tão especial é o fato de não se prender na parte triste dessa história - em uma época em que ônibus com negros eram queimados unica exclusivamente porque havia negros dentro, essas três mulheres galgaram posições extremamente importantes na NASA, uma das agências americanas mais prestigiadas daquele período, "apenas" por serem brilhantes. E isso é mostrado no filme de forma bem alto astral (na medida do possível).

   Acompanhamos a história dessas três amigas, Katherine, Dorothy e Mary. A primeira é transferida para o primeiro escalão da NASA, trabalhando para conseguir lançar o primeiro homem ao espaço. A segunda quer ser uma supervisora e, em uma época em que um computador dominava uma sala inteira, aprendeu a controlar essa máquina (e ensinou outras mulheres!). Já a terceira,  Mary, precisa lutar para se tornar engenheira em um local que, antes, era exclusivo para brancos. Com muito jogo de cintura, genialidade, ousadia e empreendedorismo, essas mulheres arrasaram em uma época machista e em um ambiente mais machista ainda, sendo pioneiras na história da NASA. 
   O mais incrível não é descobrir o que essas (e outras) mulheres negras fizeram pela NASA. Surpreendente mesmo foi que ninguém tivesse contado ainda suas histórias e que seus nomes não tivessem maior destaque ou homenagens. Essas "Figuras Escondidas" (como diz o título original) precisavam vir à tona e não vejo maneira melhor para isso ser feito do que como foi nesse filme. 

   Sobre as atuações, tanto Octavia Spencer quanto Janelle Monae e Taraji P. Henson arrasaram em suas representações mas infelizmente só Octavia está concorrendo a um Oscar. Fiquei muito chateada quando soube disso, principalmente por Henson que, ao meu ver, faz uma perfeita Katherine G. Johnson. A falta de indicações pode ter sido ao fato da atriz ter inserida na disputa como melhor atriz (uma categoria mais concorrida) enquanto Spencer estava como melhor atriz coadjuvante. Eu ainda preciso assistir mais filmes das indicadas para melhor atriz para ter certeza, mas essa ausência me pareceu um tanto injusta. 
   Indico esse filme para aqueles que gostam de histórias de superação ou histórias reais com pessoas incríveis. Mesmo sabendo que é difícil que leve algum prêmio,  "Estrelas Além do Tempo" é um dos meus favoritos no Oscar até agora. Até me emocionei um pouco no final, quando mostram as fotos das verdadeiras "Estrelas" - isso reflete o tanto que essa história me tocou e foi importante para mim. 
   Nota 9 -  muito bom

P.S.: Mahershala Ali, que concorre a melhor ator coadjuvante por Moonlight, também está nesse filme. 


|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!