Filmes 'Um limite entre nós', 'A qualquer custo' e 'Lion: Uma jornada para casa' (DIRETO AO PONTO #017) #Oscar2017

domingo, fevereiro 26, 2017 0 Comments A+ a-


Um limite entre nós
Ano: 2016
Atores / Atrizes: Denzel Washington, Viola Davis, Stephen Henderson etc.
Diretor: Denzel Washington
Opinião: Baseado em uma peça teatral homônima, o filme conta a história de Troy, vivendo na década de 50. Troy é um homem muito amargurado, que carrega alguns erros em seu passado e que vive para a mulher, Rose, e os filhos, um deles de um relacionamento anterior ao seu casamento. Ao longo de 2h18 acompanhamos a vida desse homem, seus ressentimentos e seu modo de agir no maior estilo "tudo ou nada", com erros e acertos.
É um filme bem dramático, todo concentrado nos mesmos cenários e em diálogos poderosos. A adaptação para o cinema trouxe muito pouco a história, porque se vê claramente algo de teatral durante todo o filme. 
Denzel Washington, que assina a direção e vive o protagonista, está em uma das melhores atuações de sua carreira e, junto com Viola Davis, conseguiu fazer desse um filme interessante se não lá muito divertido.
Cena: Das mais de duas horas de duração vários minutos poderiam ser cortados, principalmente do começo. Eu sei que o objetivo é nos apresentar os personagens mas foram as partes mais cansativas do filme para mim, a primeira hora desse filme é praticamente só introdução. 
Mas depois as coisas melhoram e temos cenas com carga dramática e emoção. Gosto de dois momentos em que a personagem de Viola Davis abre o coração: O primeiro, após descobrir um segredo do marido e o segundo, quase no final do filme, quando conversa com o filho. Viola floresce nesses momentos dramáticos, não me importaria nem um pouco se ela levasse o Oscar hoje. 
Outro momento bonito é, também no final, quando os filhos de Troy cantam uma música. Confesso que me emocionei um pouco nessas cenas que eu citei.
Nota: 7 - me parece o tipo de filme (ou peça) que só é possível com atores muito bons. Gostei de ter visto, mas não veria de novo.


|TRAILER|

A Qualquer Custo
Ano: 2016
Atores / Atrizes: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges
Diretor: David Mackenzie
Opinião: Dois irmãos que começam a assaltar bancos para poder pagar a dívida da hipoteca do rancho da família. Tanner, o mais velho, é o que tem mais prática nos roubos, já passou dez ano da sua vida preso por esse motivo. Já Toby não quer causar nenhum mal as pessoas mas está desesperado. Ele fará qualquer coisa para dar um futuro aos filhos. 
Um filme que tem uma pegada meio de faroeste, com os irmãos assaltando os bancos das cidadezinhas que vão passando, sendo seguido de perto pelos Texas Rangers. Um dos Rangers é interpretado por Jeff Bridges, que rouba a cena como um policial perto da aposentadoria. 
Eu vi bastante filmes para o Oscar nos últimos dias e, em alguns momentos, algumas histórias acabam passando sem causar muito impacto. Mas eu gostei de 'A qualquer custo', acho que o filme se destaca entre os indicados desse ano, com uma trama interessante e bem elaborada, um bom andamento (com doses certas de drama e violência) e uma história que reflete bem o momento de recessão vivido pelos americanos. 
É certo que não ganhará muita coisa na premiação, mas ainda assim vale a pena conferir. 
Cena: Fiquei um pouco triste no final, acho que não dá para ter final feliz numa trama tão crua quanto essa, mas isso não me impede de lamentar pelo destino dos personagens. 
Nota: 8 - bom filme. Recomendo para você que gostou de "Onde os fracos não tem vez".


|TRAILER|

 Lion: Uma jornada para casa
Ano: 2016
Atores / Atrizes: Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara
Diretor: Garth Davis
Opinião: O filme conta a história de um garoto indiano de 5 anos que se perde de sua família e vai parar em Calcutá. De lá o garoto é enviado até a Austrália, onde é adotado por um casal australiano e vive lá pelos próximos 25 anos. 
Um belo dia, na casa de amigos, ele prova um doce tipicamente indiano e, a lá Proust, se lembra de toda a sua infância. A jornada do título consiste na busca que Saroo faz para encontrar a aldeia onde nasceu. 
Achei que esse filme tem um início e um final muito bom. A parte da busca, que acontece no meio do filme, deixa a trama um pouco entediante e fez até com que eu pegasse uma certa birra do protagonista. Mas gostei da ideia da trama e de ter assistido, principalmente quando paro e penso que tudo isso (ou algo similar) aconteceu mesmo. 
O desfecho é muito bonito e emocionante, principalmente quando lemos as informações no final do filme e descobrimos o que aconteceu. Só achei que houve uma falha em delegar o destino de um dos personagens mais importantes do filme com exceção do protagonista, a uma notinha no final da história. 
Cena: Como eu disse, gosto das cenas do começo, que mostram a amizade entre os irmãos e das cenas do final. As cenas mais chatas para mim eram as "visões" que Saroo tinha do irmão, quando ainda estava na Austrália.
Nota: 7 - um filme ok.
|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!