Os melhores Contos - Rubem Braga (Resenha) #DesafioLivrada2016

sexta-feira, fevereiro 03, 2017 0 Comments A+ a-

   
   O livro reúne os melhores Contos de Rubem Braga, autor Paulista que teve o primeiro livro publicado em 1936. São 39 contos, todos razoavelmente curtos, todos com temas variados mas tratando, principalmente, do cotidiano. 

   Ao ler os contos desse livro sensação de ouvir aquelas "causos" contados por pessoas mais velhas. As histórias não tem grande clímax ou reviravoltas, são recortes do tempo e do cotidiano. Obviamente, ao serem transmitidos na forma escrita, esse cotidiano ganha contornos de lirismo e até mesmo certa ironia, tudo graças ao estilo simples e interessante com que Braga escreve. 
   Eu gosto muito de contos, embora não leia tanto quanto gostaria. Escolhi esse livro para o Desafio Livrada 2016, na categoria "um livro que você não sabe porque tem". Esse livro está aqui em casa a séculos e eu não faço ideia de como chegou aqui, então achei que era uma boa escolha. 
   Percebi ao ler esses "Melhores Contos", que Braga é um escritor muito bom, com um bom domínio da escrita, capaz de se comunicar com o leitor de forma simples e quase coloquial. O leitor se sente amigo do autor, alguém de quem pode ouvir histórias entre uma xícara de café e outra. 
   Mas, infelizmente, esse livro não dialogou tanto comigo quanto eu gostaria. Salvo uma ou duas exceções (como "A partilha" ou "Noite de Chuva") a maioria dos contos foram recebidos por mim com certa apatia. Eu não odiei ler essas histórias mas, ao terminar de ler a última delas, não pude deixar de lado a sensação de que tempo foi perdido. 
   Volto a afirmar que isso se refere mais a mim como leitora do que a qualidades ou defeitos do autor. Talvez por ser de uma geração mais imediatista eu tenha me acostumado com esses contos mais cheios de reviravoltas ou com tramas aventurescas. Ou talvez eu não tenha sido capaz de detectar a subtrama (ou trama oculta) que há nos contos clássicos, de forma que todas as histórias acabaram ficando um pouco tolas e vazias para mim.
   Logo, recomendo esse livro apenas ao que tem interesse na obra do autor, ou para os que gostam de crônicas ou contos mais prosaicos e do dia-a-dia. Me senti chateada por não ter gostado desse livro, tanto que até dei uma pausa antes de terminá-lo,  achando que fosse o momento da leitura que estava atrapalhando. Mas não foi esse o caso - como eu disse acima, a obra apenas mão dialogou comigo. 
   Nota 6 - não gostei

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!