Livros 'Uma criatura dócil', 'Navegue a lágrima' e 'E se?' (DIRETO AO PONTO #017)

sexta-feira, março 17, 2017 0 Comments A+ a-


Uma criatura de dócil 
Autor: Dostoievski 
Ano:     /   Formato: LIVRO
Editora: Cosac Naify 
Opinião:  

O LIVRO FAZ PARTE DAS MINHAS METAS PARA 2016
Essa é uma novelinha curta, publicada pela editora Cosac Naify. Conta a história desse homem possessivo  e dominador que se casa com uma pobre coitada que conhece através do seu trabalho numa penhora de objetos apenas para dominá-la e a fazer sentir miserável (ao menos é isso o que parece). 
O livro é narrado sob o ponto de vista do homem e este se dirige a nós como se fossemos um juiz ou júri - o narrador nos conta sobre seu casamento para justificar a sua inocência: o corpo de sua esposa está na sala ao lado, mas ele quer que acreditamos que a culpa não é dele. 
Cena: Esse é um livro curto e não tem nenhuma cena especial ou favorita. O mérito dessa obra é a escrita do autor e a forma como ele, mesmo em poucas páginas, consegue elaborar uma história engenhosa e com personagens complexos. 
Nota: 8 - bom livro



Navegue a lágrima 
Autor: Letícia Wierzchowski
Ano: 2015    /   Formato: E-BOOK
Editora: Intrínseca
Opinião:  uma mulher solitária compra uma casa em um Balneário que pertencia a uma escritora a qual ela tem grande admiração. A mulher carrega seus próprios fantasmas do passado mas é o "fantasma" dos antigos moradores que ela passa a ver andando no local, de forma que toda a história daquela família acaba desenrolada para ela. O livro conta a história dessa família, narrada por sua nova narradora, que conta o que vê e também sua própria história. 
Navegue a lágrima foi uma leitura muito irregular para mim. Gostei da primeira parte da história e da escrita da autora nessa primeira metade. Embora tudo ainda esteja envolto em mistério, ficamos com vontade de saber o que de tão terrível vai acontecer com aquela família - a narradora deixa claro que os dias felizes ali retratado fazem parte do passado, que o presente é muito mais tenebroso. 
Na segunda metade, porém, não só a escrita da autora piora - me fazendo pensar que existe um lapso de tempo em que uma parte e outra foi escrita - como o enredo começa a se revelar bem sem graça também. Dessa forma, Navegue a lágrima pode ser interpretado de duas maneiras: Pode ser o exercício de superação de uma perda feito por uma mulher por volta dos sessenta que se sentia sozinha - e precisava de alguma forma desabafar para poder lidar com os seus sentimentos para superar tudo. Ou pode ser mais um caso em que a autora quer ter tanto controle sobre a obra (ou se apega tanto aos personagens) que acaba se perdendo e concluindo a história de uma forma que não faz jus ao resto do texto. 
Cena: Gosto da parte em que é narrada a forma como a escritora que morava na casa e seu marido se conheceram. 
Nota: 6,5 - eu achei o livro ok, mas tirei meio ponto porque me parece uma história que vou esquecer na primeira oportunidade



E se?
Autor: Randall Munroe
Ano: 2014    /   Formato: E-BOOK
Editora: Companhia das Letras
Opinião: O livro é um compilado de um blog de ciência que responde a perguntas estranhas dos leitores. Eu gosto muito da série "Guia dos curiosos", por isso achei que gostaria desse livro - afinal é mais um compilado de conhecimento inútil. O problema é que as respostas dadas pelo autor são cheias de cálculos e conceitos que são desinteressantes para mim. Dessa forma fiquei um ano lendo esse livro, pelo simples fato de que estava tudo muito chato. 
Cena: As únicas partes que gostei foi as que o autor dava resposta através de desenhos às perguntas mais esquisitas que eram enviadas ao blog. 
Nota: 6 - o livro pode ser interessante se você gostar de cálculos e de ciência, principalmente física. Mas física é a matéria que eu menos gosto, por isso não gostei MESMO desse livro.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!