Filme IT (Review)

sexta-feira, outubro 13, 2017 0 Comments A+ a-


    Pennywise no cinema! A primeira parte da adaptação de IT para as telonas saiu no cinema e o resultado cumpriu com todas as minhas expectativas.
    A história do "Clube dos Otários", um Grupo de 7 amigos que tem que lidar com bullying, problemas familiares e uma ameaça sobrenatural é tão cativante em tela quanto nos livros. Por mais que seja um filme de terror, a amizade entre Bill, Beverly, Ben, Richie, Mike e Eddie é o principal no livro e o filme conseguiu adaptar isso muito bem.
    Gostei particularmente da escolha em dividir a adaptação em duas partes, focando uma na juventude dos garotos e a segunda com eles já adultos. Isso deixa a trama mais linear e mais simples, além de haver a possibilidade maior de um desenvolvimento da história e dos personagens. No primeiro filme nós sabemos quem essas pessoas são, no segundo quem se tornaram depois de 27 anos.
    O drama é muito legal, as cenas da infância deles muito divertidas mas essa é uma adaptação de Stephen King. O terror da história é tão excelente quanto os outros aspectos: O ator que faz Pennywise é excelente e entrega um palhaço que consegue ser divertido e medonho ao mesmo tempo. Os efeitos de algumas cenas são meio forçados mas o clima de ansiedade e suspense que o diretor consegue levar para esses momentos faz com que valha a pena. Isso sem contar os sustos! Gritei alto umas duas vezes no cinema, o que é uma espécie de recorde nesse ano (nem com Anabelle 2 me assustei tanto).
    Infelizmente, vi muitas pessoas falando groselhas a respeito desse filme. A primeira é que seria uma cópia de Stranger Things. Alô, pessoa, Stranger Things é que é uma cópia de IT! Afinal, o livro foi lançado na década de 80, mais de 30 anos antes da série. Gosto de Stranger Things também mas temos que admitir que parte do charme da série é a influência que dos livros de Stephen King nessa obra.
    A segunda besteira que tenho lido, são as críticas de que o filme é bobo ou que não é tão assustador assim. Respeito a opinião pessoal de cada um mas é lamentável que a nossa geração esteja acostumada com um único tipo de história de terror (Atividade Paranormal, Anabelle e outras histórias com fantasmas/demônios). Para essas pessoas, tudo o que sai desse padrão é ruim ou tosco.
     Aconteceu isso com "A Bruxa" ano passado e vejo uma pequena parcela das pessoas fazendo o mesmo com IT. Esses dois filmes não tem nada em comum, apenas o fato de serem rejeitados por uma parte das pessoas por não serem aquilo que se espera. Para você que não assistiu IT ainda minha única sugestão é: assista esperando, mais do que um filme de terror, uma boa trama com ocasionais sustos.
    Porque IT é mais que terror. Tem sustos mas também tem drama, tem cenas engraçadas, tem suspense. Há momentos em que a história parece um filminho de sessão da tarde mas isso não prejudica em nada a história. Pelo contrário, ajuda quem está assistindo a se identificar ainda mais com os personagens.    Recomendo muito essa adaptação, que considero uma das melhores já feitas de uma obra do King. Claro, fizeram várias modificações com relação ao livro, mas as alterações não mudaram o espírito da história ou a personalidade dos personagens.
    Uma das coisas que eu mais gostei do filme foi justamente a adaptação de uma cena horrorosa que se passa no final do livro, nos esgotos - o filme colocou uma cena que tinha mais ou menos o mesmo contexto, mas que ficou muito mais fofa.
    Enfim, dei nota 9 - muito bom.

P.S.: Também escrevi review desse filme para o Multverso Geek.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!