Lendo H.G. Wells, F. Scott Fitzgerald e Joachim Meyerhoff (Direto ao ponto #023)

sexta-feira, outubro 20, 2017 0 Comments A+ a-


 A máquina do tempo
Autor: H.G. Wells
Ano: 2010   /   Formato: LIVRO
Editora: Alfaguara

Opinião:  Um inventor constrói uma máquina do tempo e viaja para futuro onde tem que lutar com os monstros, que ele descobre ser descendentes dos humanos. 
Essa é a primeira história sobre viagem no tempo já escrita e, assim como toda primeira história de um gênero (oi subgênero) não é das melhores. Mesmo assim as ideias aqui contidas são interessantes e a leitura é rápida e divertida, principalmente para aqueles que apreciam histórias de viagens no tempo. 
Parte de mim gostaria que Wells explorasse o passado mas, ao situar o personagem em um futuro bem distante o autor consegue criar uma história atemporal e acredito que tenha sido essa a intenção.
Cena: gosto muito do primeiro capítulo, quando os princípios da viagem no tempo são explicados. Infelizmente o livro perde um pouco da graça no desenvolvimento dessa ideia mas imagino que este capítulo seja um dos motivos pelo qual essa história permaneça na mente das pessoas.
Nota: 7, 5 - uma leitura ok. Meio ponto é pelo primeiro capítulo

O curioso caso de Benjamin Button
Autor: F. Scott Fitzgerald
Ano: 2016    /   Formato: LIVRO
Editora: Mediafashion
Opinião: uma pequena novela (ou conto) sobre um homem que nasce velho e vai ficando mais jovens, invertendo assim o ciclo da vida. Tem algumas interpretações interessantes que podem ser feitas a partir dessa história mas o todo eu achei um tanto banal. Ao meu ver a história seria mais interessante se, assim como no filme, o intelecto do personagem principal não mudasse com o transição da idade. Por ex, com 60 anos, Benjamin tem corpo de criança e esquece que foi adulto ou como se escreve - seria mais interessante se ele se recordasse de tudo.
Cena: gosto dos "choques de geração", primeiro entre Benjamin e o pai, depois entre ele e o filho. Mas são breves momentos.
Nota: 6,5 - uma leitura okay, mas não memorável.


Quando finalmente voltará a ser como nunca foi
Autor: Joachim Meyerhoff
Ano:  2016   /   Formato: E-BOOK
Editora: Valentina

Opinião: o livro narra as memórias do escritor/ator alemão Joachim Meyerhoff, que cresceu ao redor de um hospital psiquiátrico. São vários episódios, narrados em ordem mais ou menos cronológicas que, ao todo, compõe um pedaço da vida do autor. O foco da trama é a sua família e a morte do pai e do irmão, fatos que marcaram profundamente sua vida (isso não é Spoiler está no primeiro capítulo). 
O livro começa todo nostálgico e alegre mas, ao chegarmos à momentos mais pesados é adotado um tom mais reflexivo. O personagem/autor nem sempre toma as melhores atitudes e a Ho que é uma vantagem da história que o autor narre suas falhas com toda a honestidade, se arriscando ao julgamento do leitor.
É um livro que me fez sorrir e chorar, me despertando reflexões sobre família, vida e morte. Uma história que toca justamente porque é narrada de forma sincera, sem se preocupar em despertar esse ou aquele sentimento. Ainda tenho sentimentos mistos com algumas passagens, mas no geral gostei muito.
Cena: de modo geral gostei mais da última parte de "Quando finalmente voltará a ser...", com o autor adulto. Gosto de vários momentos mas a cena em que o personagem chega em casa e encontra seus pais deitados juntos na cama foi particularmente tocante pra mim. Só quem leu o livro vai entender o significado desse momento.
Nota: 8,5 - o livro é muito bom mas tirei meio ponto pois sinto que o li em um momento errado.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!