O dia em que fui à bienal do livro

segunda-feira, agosto 13, 2012 2 Comments A+ a-


Karol

            São Paulo, 2012. Bienal do livro acontecendo e adivinhem só quem conseguiu ir? Sim, essa blogueira que vos escreve nesse momento.

            Fui no segundo dia do evento, durante a tarde. Infelizmente não me encontrei com nenhum blogueiro e nem tinha combinado de me encontrar (Sou forever alone mesmo, haha), mas cá estou para comentar sobre os principais stands, pontos positivos e negativos.

            Claro, como tudo aconteceu na sexta feira, pode haver alguns fatos embaralhados na minha cabeça, principalmente por que esqueci de anotar minhas observações sobre o tema. Por isso se eu afirmei algo diverso do que o que foi visto na Bienal peço que me corrijam para que eu possa editar as informações, conforme o caso.



Resolvi separar minhas opiniões sobre as Editoras parceiras e sobre as não-parceiras. Não estou sendo paga/incentivada/manipulada para falar bem de tais editoras mas acho legal dar um destaque no post para aquelas que apóiam o desenvolvimento do blog.

Logo do blog no Stand da Novo Conceito.
Stand da Editora Novo Conceito
Pontos positivos – Um dos maiores stands e também o que tinha maior quantidade de pessoas. Gostei da logo do meu blog lá, bonitinha e também da forma como eles organizaram o espaço, disponibilizando um espaço para os blogs parceiros poderem recarregar aparelhos eletrônicos e até a net grátis.

Stand da Editora Arqueiro
Pontos positivos: Lindos, lindos livros! Tive que me segurar para não comprar os do “Feche bem os olhos” assim que o vi na Bienal. Só não o fiz por que espero consegui-lo através da parceria que tenho com a Editora. Porém se não der certo vou comprar online mesmo, o mais rápido possível (sério, surtando para ler o livro). A organização do stand também estava impecável.

Pontos negativos da Arqueiro e Novo Conceito
 Os pontos negativos da Editora Arqueiro e da Novo Conceito junto por que visitei uma editora e sinceramente não consigo me lembrar em qual das duas observei esse aspecto. Acho esse negócio de pegar livro por livro e passar na maquininha do código de barras só para saber o preço um saco, então que fique registrado aqui esse ponto negativo que – se não me engano – foram de ambas as editoras. Quem foi à bienal e tem memória melhor que a minha por favor corrija-me se eu estiver errada, alguma dessas editoras colocou etiqueta com preço?

UPDATE: Estou olhando as fotos do Evento, a Arqueiro colocou etiqueta com os preços sim


 Editora Novo Século
Pontos positivos: Stand muito bem organizado. Vi vários lançamentos interessantes, só não comprei por que... (continua)
Pontos Negativos: (Continuação) ... Eu compro livros dessa editora por um desconto muito maior do que o ofertado na bienal. Mesmo com o frete, compensa mais pedir online.

Editora Pensamento-Cultrix
Pontos positivos: A vitrine que eles colocaram nesse stand ficou show de bola, fiquei ali uns bons minutos “babando” nos lançamentos que queria dessa editora, principalmente em “Branca de Neve tem que morrer”, que já havia citado para vocês aqui.
Pontos Negativos: Já estava a fim de ir embora então desanimei quando só em pensar em pegar os livros que queria procurar o bendito do leitor de código de barras (que, a propósito, não achei) e descobrir o preço deles. Sim, sou uma consumidora preguiçosa: Culpe a geração a qual pertenço, o mundo online me deixou acostumada a ver preços e descontos instantaneamente.

Rai Editora: Comentando brevemente, a editora só disponibilizou uma estante para essa bienal. Mesmo problema de falta de preços mas também achei que poderiam disposto os livros melhor no espaço que tinham, para que ficasse mais atrativo.

Editoras não-parceiras


Stand da Editora Intríseca
Pontos positivos: Livros com ótimos preços e (finalmente!) Claramente visíveis para quem quisesse ver. Entrei querendo apenas “50 tons de cinza” mas sai com 3 livros dessa editora, todos por um preço ótimo, não me arrependi mesmo das aquisições que fiz aqui. Além disso havia marcadores e libretos e os atendentes até estimulavam a gente a pegar, achei bem bacana o atendimento da Intríseca.
Pontos Negativos: A decoração foi inteira foi em cima de “50 tons de cinza”. Um pouco enjoativo, na minha opinião.

Stand da Editora Record.
Pontos positivos
A Record é uma das maiores editoras do Brasil, portanto levou uma boa variedade de livros, de seus variados selos (Galera, Bertrand, Verus, Best Bolso etc...). Os livros da Best Bolso estavam com preços acessíveis, conforme a característica desse selo e o atendimento também foi muito prestativo.
Pontos Negativos
Porém, essa foi uma das editoras que mais me decepcionou. Tudo bem, a quantidade de livros (bem maior que a das outras editoras) tornariam quase impossível fixar o preço por etiquetas. Porém colocar o preço sem o desconto padrão também já é demais. Então, era pegar o livro passar na maquininha e sacar a calculadora para saber exatamente quanto você ia pagar por ele. (Ou pedir que um dos atendentes fizesse isso).
Como se isso não bastasse, o desconto dado pela Editora foi artificial, o tipo de desconto que você encontra quando procura no Submarino, por exemplo. Resultado: Paguei por 2 livros da Record cerca uns 10% a mais do que nos 3 livros que comprei na Intrínseca. Confesso que só comprei ali por que era um livro que eu queria a tempos e por que passei no stand logo no inicio das minhas compras. Se fosse no final, teria saído assim que observasse esse quiprocó do código de barras.
E não levaram nada do selo Harlequin Books? WHY?! =/


Stand da Editora Suma
Pontos positivos
Stephen King. Por. Cinco. Reais.
5 REAIS! E eu não comprei.
É meu maior arrependimento nessa bienal.
Pontos negativos
Essa promoção tinha o preço etiquetado certinho, assim como algumas outras do stand, mas alguns lançamentos estavam sem preço, tinha que passar no leitor.

Stand da Editora Universo dos livros
Pontos positivos
Os “Irmãos” estavam lá, assim como outras séries da Editora que eu curto. Os livros mais “pop” estavam expostos em ilhas, o que deixou o stand com mais espaço para a circulação do pessoa.
Pontos Negativos
Mesmo problema: O desconto não valia muita coisa. Os livros que me interessaram estavam por R$ 30,00 mesmo preço encontrado online. Além disso, poderiam ter lançado algum livro na bienal, né? Senti falta de novidades, principalmente na sessão de “Ficção” da Editora.


Stand da Editora Rocco
Pontos positivos
Sim, o stand inteiro estava com 20% de desconto. E a decoração e organização do stand estavam muito bonitas. Senti que a participação da Rocco esse ano foi modesta, mas dou pontinhos positivos pelo esforço em equiparar seu preço com o dos concorrentes. Não sei se foi por causa da polêmica hashtag #PreçoBaixoRocco mas posso dizer, sem dúvidas, que a Rocco não foi a mais “careira” dessa bienal (a Record leva esse prêmio).
Pontos Negativos
Só que esse desconto de 20%, para livros da Rocco, não é muito proveitoso. Por exemplo, “Em chamas” estava R$ 32,00, com o desconto. No Submarino, hoje, 12/08/12, o livro está por R$ 29,90. Ou seja, também não estava compensando muito comprar na Rocco nessa bienal. Porém, se tivesse visto antes o stand da editora teria até comprado alguns livros. O problema é que só consegui encontrar no finalzinho, quando já estava indo embora, então deixei para comprar online mesmo.

Stand da Editora Planeta
Pontos Positivos
Livros com desconto de 20% e mais um desconto padrão para compras a vista. Fiquei muito satisfeita com minha compra na “Planeta” e do “material personalizado” que a Editora disponibilizou (aquela sacola de papelão que me deram no momento da compra salvou minha bienal: Coloquei a maioria dos livros lá dentro).
Pontos Negativos
Sou freqüentadora de sebos e fã confessa do auto-atendimento por isso não gostei muito dos atendentes ficarem bem ao lado do leitor do código de barras, prontos para uma abordagem de vendas para qualquer pessoa que se aproximasse para saber o valor de um produto. Depois que fiz a compra é que descobri que o pessoal era comissionado, por isso a insistência. Mas foi uma situação chata, um vendedor me olhando com expressão emburrada por que fiz uma pergunta para ele, mas acabei comprando com outra pessoa.


Conclusões Gerais
Minhas aquisições na Bienal. Ficaram faltando 2 livros (1 da Richelle Mead e o outro da Lara Adrian) que já havia emprestado antes de tirar essas fotos.

            A bienal foi ótima e valeu a experiência de estar nesse lugar imenso, cheio de pessoas que também amam os livros. O ambiente lá estava muito bom, mesmo os fãs de Rebelde Brasil que estavam lá devido a uma sessão de autógrafos de alguns atores da novela, não incomodaram. Muito pelo contrário, apesar dos gritos histéricos que podiam ser ouvidos a metros de distância, achei divertido acompanhar a loucura deles para verem seus ídolos. Entendo por que sei que também estaria assim se fosse algum ídolo meu que estivesse tão próximo.
            Comprei 8 livros, queria ter comprado mais porém não ia caber na bolsa rs. O preço também não ajudou muito, com exceção de algumas poucas editoras.

Minha sugestão para 2014: Que todas as editoras tenham stands tão bem decorados, organizados e ótimos de estar quanto a Novo Conceito/Arqueiro e os ótimos preços da Intriseca/Planeta/Suma.

EXTRAS: Confira todas as minhas fotos na Página do blog no Facebook



Você pretende ir/já foi a Bienal de São Paulo? O que acha desse tipo de Evento? Comente! =)

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

2 comentários

Write comentários
13 de agosto de 2012 às 10:53 delete

Gostaria muito de ir à Bienal, mas, não posso ir!! Moro longe e não sei me localizar em S.P. Mas, fico feliz que vc tenha ido! Queria tanto marcadores *chora*, acho que me viciei neles!!
Ótimas compras!!
Bjus

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
13 de agosto de 2012 às 21:54 delete

Dá uma invejinha ver esses posts da Bienal... :P Eu queria muito ir, mas esse ano não vai dar!
Muito legal o post, é excelente saber mais ou menos o que esperar dos estandes!
Bjus!
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!