Melhores de 2017 - LIVROS

sexta-feira, dezembro 22, 2017 0 Comments A+ a-

   Final do ano se aproximando e chega o momento de fazer aquela avaliação do que lemos e do que assistimos. O que foi bom, o que não foi. 
   Nem todo ano consigo fazer algo nesse sentido mas não é que esse ano saiu uma listinha? Considerei todos os livros que li esse ano, mesmo que não tenham sido lançados neste ano. Não considerei releituras porque, se estou lendo um livro pela segunda vez é certo que gostei dele né? O resultado foi uma lista de 11 livros de ficção e - surpreendente - 3 livro de não ficção. 
   Vou listá-los aqui em baixo e comentar um pouco sobre eles, sem ordem de preferência. Não custa lembrar que uma lista dessas é algo extremamente pessoal, que o que gostei você pode não ter gostado etc etc

Vamos lá? 

Não Ficção


  • Como funciona a ficção - James Wood
         Esse é um daqueles livros que podem ser guardados e relidos de tempos em tempos. James Wood dá uma verdadeira aula de análise critica dos livros, falando sobre enredo, personagens e escrita de uma maneira extremamente interessante. É o "critica literária for dummies" que eu sempre procurei, utilizando uma linguagem fácil mas abordando vários e diferentes temas com uma profundidade bem satisfatória. 



  • O ano em que eu disse sim - Shonda Rhimes
      Sabe a criadora de Grey's Anatomy, Scandal e How to get away with murder? Então, ela escreveu um livro de não-ficção falando sobre quando resolveu ficar um ano falando "SIM" para absolutamente todas as oportunidades que aparecessem e como isso mudou a sua vida. 
       Auto-ajuda? Com certeza. Mas é um livro que me ajudou a dar alguns passos importantes. 


  • Mini-Hábitos: Hábitos Menores, Maiores Resultados Stephen Guise
      Todo mundo que já quis começar um hábito novo - ler, escrever, estudar, se exercitar - sabe o quanto isso é difícil. Esse livro apresenta um metódo de criação de hábitos que, além de funcionar, não te faz se sentir um lixo enquanto você não chega ao ponto que queria. 

Ficção


  • A Redoma de vidro - Sylvia Plath
       Esther parece estar no auge da vida. Mas o que isso significa se ela está ficando a cada momento mais infeliz e desassociada de tudo o que está ao seu redor? 
      Tive muitos problemas com a protagonista desse livro, achei ela um tanto cansativa e preconceituosa. Mas quando pensei nos melhores do ano, esse foi um dos primeiros livros que me veio a cabeça, então aí está. Tem resenha dele no blog. 


  • It "A Coisa" - Stephen King
      Estava quase terminando a lista quando me lembrei. Como esquecer do meu grande calhamaço de 2017? História incrível, personagens maravilhosos e aquele talento que o Stephen King tem de nos fazer morrer de medo em uma página e chorar loucamente na seguinte. Recomendo muito, resenha aqui.


  •  O médico e o Monstro Robert Louis Stevenson 
      Um livro curtinho mas que discute tanta coisa sobre a alma e a dualidade humana? Esqueçam os filmes em que Mr. Hyde é um monstro sem personalidade (alô Hulk!) e leiam o livro. O mau aqui é um homem comum e não surgiu do nada, mas faz parte do mesmo cientista que criou a fórmula. Não tem resenha mas comentei sobre ele brevemente aqui


  • Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
      Terminei esse livro já querendo reler. É uma daquelas distopias que te faz questionar todo o seu mundo e as coisas que você acredita, sabe? Não que eu concordo com tudo o que o autor expõe mas é um livro que me fez pensar muito, em muitas coisas. Resenha.


  • Drácula - Bram Stoker
      Como uma fã de histórias com vampiros, assumo que demorei tempo de mais para ler esse livro. Mas foi só ler para ficar apaixonada por esse novelão com ares vitorianos, cheio de subtextos bastante eróticos (embora ache que a grande maioria não foram percebidos pelo próprio autor). Pretendo reler algum dia, só para ver se continuo com a mesma opinião, mas Drácula tem tudo para se tornar um dos meus livros favoritos. Resenha.


  • Antes do baile verde - Lygia Fagundes Telles
      Ok, acho que estou roubando aqui. Tenho quase certeza de que já tinha lido esse livro. Mas não tem como não citar 'Antes do Baile Verde' entre os melhores do ano. É um dos melhores livros de contos que eu já li e, sinceramente, cheguei a invejar a autora pela forma como ela consegue formular histórias aparentemente tão banais e tão cheias de significado. Quero ler mais coisas dessa autora mas não sei se um romance me traria tanto impacto quanto esses contos. Resenha aqui


  • Essencial - Kafka
      É uma coletânea de contos, aforismos e escritos de Franz Kafka, incluindo histórias como "Na colônia penal" e "Metamorfose" (que nunca tinha lido). Tinha lido "O processo" antes e achado muito estranho mas, como já tinha esse livro na prateleira mesmo, resolvi emendar e ler logo tudo o que tinha desse autor. 
      "Essencial" é digno do nome, o típico livro que indicaria para qualquer um que queira conhecer esse autor. Não vou dizer que Kafka é sempre tão divertido quanto nesse livro (vide o meu sofrimento para seguir com "O processo") mas o livro é tão bom que me fez querer dar outra chance e ler mais coisas desse autor. Não fiz resenha, mas fica a indicação. 


  • A rainha branca - Phillippa Gregory
      Quando encontrei esse livro em um bazar por 5 reais eu não esperava que iria me sentir tão envolvida com essa história. A Guerra dos Primos, narrada aqui pelo ponto de vista de Elizabeth Woodville, a Rainha Branca, tem muito das tramóias e reviravoltas que me fizeram amar séries como "Game Of Thrones" e "House Of Cards", aquelas artimanhas políticas, sabe? Além disso, tem uma parte meio fantástica também, que é a ligação da protagonista com uma deusa das águas... Sério, leiam esse livro. O segundo eu não achei lá essas coisas, mas esse primeiro volume da "Guerra dos Primos" é muito divertido. Resenha.


  • Cira e O Velho - Walter Tierno
      Acabei de perceber que não resenhei esse livro. Por que não resenhei esse livro? Deve ser o final, que me incomodou. De qualquer modo, entra para uma das melhores do ano, uma história sobre o folclore brasileiro que me prendeu e me encantou - sabe quando você tem a sensação de que está ouvindo alguém te contar um "causo"? Foi o que senti lendo esse livro. Leiam Cira e O Velho, gente, sério.


FONTE
  • O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman
      Esse é um dos últimos que li no ano mas também entra nessa lista. Sabe quando você tem a sensação de que, se tivesse lido um livro em um determinado momento da sua vida, ele poderia ter se tornado um dos seus favoritos? Então, foi o que eu senti quando terminei "O oceano no fim do caminho". A história tinha tudo para ser extremamente significativa mas algo não se encaixou nessa primeira leitura.
      Por que coloquei na lista de melhores então? Ele está aqui mais por essa promessa que eu fiz para mim mesma, de reler daqui há alguns anos. Depois volto para dizer se isso fez alguma diferença.


  • Na escuridão da mente - Paul Tremblay
       Por último, o último livro de terror que li esse ano e um dos melhores também. Sabe quando um livro te engana do início até - quase- o final? Então, foi o que senti lendo esse livro. O final não esclareceu muita coisa, de forma que ainda fiquei vários dias pensando no que realmente tinha acontecido com a família. Foi uma das últimas resenhas do ano. 

***

É isso! Ano que vem espero ler tantos livros quanto esse ano. Quais são seus livros favoritos de 2017? Comente! 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!