Filme: Os estagiários (Resenha / Review)

domingo, outubro 27, 2013 1 Comments A+ a-

               
               Billy e Nick são grandes amigos que trabalham vendendo relógios. Ou melhor, trabalhavam: Acontece que a empresa de relógios faliu e os dois acabam no olho da rua.
               Enquanto Nick vai trabalhar com o cunhado, Billy resolve pesquisar na internet quais são as possibilidades de empregos para dois vendedores, sendo um deles (Billy) sem ensino superior. É então que, enquanto pesquisa no Google, Billy tem uma grande ideia: Eles poderiam trabalhar no próprio Google! Ele convida Nick para perseguir o mesmo objetivo e juntos tentam perseguir uma vaga de estágio para a gigante dos computadores.
               Bem, basicamente essa é a história de “Os estagiários”: Dois caras que tentam um estágio no Google, tendo que passar por altos desafios e aprontando altas confusões. Os personagens principais, interpretados por Vince Vaugh e Owen Wilson, são solteirões imaturos e completamente deslocados do ambiente do Google. Mas eles estão dispostos a perseguir esse sonho e, pra isso, contam com a ajuda de 3 jovens nerds que parecem tão desajustados quanto eles naquele ambiente.
               Os estagiários tem várias referências a cultura nerd e ao mundo da internet (não só o Google mas outros sites também). Há referências de X-men, Star Wars, Game Of Thrones e até Harry Potter – a cena em que os personagens jogam quadribol é simplesmente hilária. Essas referências são intercaladas com outras sobre a cultura dos anos 80 o que é  divertido na maioria das vezes e funciona muito bem como forma de demonstrar o conflito de gerações: De um lado Nick e Billy, criados nos anos 80 e não entendendo nada de computadores e de outro toda a geração atual, atualizada porém não muito socializável.
               Apesar de divertido em vários momentos não se pode considerar Os estagiários como algo mais do que um simples merchandising do Google. A trama, os personagens, tudo gira em torno do Google e o roteiro gira em torno de vender a empresa como um sonho de consumo e demonstrar quais são os produtos que ela vende. É mais ou menos como o filme “Naufrago” faz com Fedex só que sem Tom Hanks e sem atuações dignas de Oscar.

               Por ter um roteiro construído apenas com o intuito de propaganda, o filme acaba se tornando ainda mais raso do que estamos acostumados em comédias. Mas, para os interessados em uma comédia despretensiosa, bem ao estilo sessão da tarde “Os estagiários”  é um prato cheio. Nota 6,5 razoável mas tirei meio ponto pelo merchandising irritante.  
 _________________

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

1 comentários:

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
10 de fevereiro de 2014 às 14:38 delete

muito engraçados esses dois(billy e nick)

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!