|PROJETO| Desafio Livrada 2016 \o/ - APRESENTAÇÃO

domingo, janeiro 03, 2016 0 Comments A+ a-


   Feliz 2016, pessoal! 

   Bom, esse ano, pela primeira vez na vida, resolvi fazer previsões do que eu lerei. Normalmente vou pela inspiração do momento mas percebi que, fazendo dessa forma, alguns livros vão sempre ficando para depois. O pior é que são livros que eu realmente quero ler, mas sempre acabo não os lendo em detrimento de algum outro. 

   Por isso resolvi fazer esse ano o "Desafio Livrada", do blog Livrada! que foi divulgado no Instagram no último dia 2 (CLIQUE AQUI para ver o post original no Instagram). E no que consiste o Desafio? Bem, são dados 15 temas de livros e, ao longo do ano, temos que ler um livro que se encaixe nesse tema.

   Esse post, além da apresentação desse novo projeto/desafio aqui no blog, também servirá para mostrar a lista dos livros que pretendo ler no Desafio. Você vai ver que para algumas categorias ainda não tenho um livro específico, mas, ao longo do Desafio vou escolhendo. Vale lembrar que todos os livros terão resenha aqui no blog, marcados sempre com a tag "Desafio Livrada 2016". Além disso vou colocar um banner do projeto aqui do lado e, conforme os posts forem saindo, vou linkar aqui nesse post também. 

   Ah, me reservo o direito de mudar algum desses livros ao longo do caminho ou de fazer o desafio numa ordem diferente da listada, ok? 

   Vamos lá então? 

1- Um prêmio Nobel: O velho e o Mar - Ernest Hemingway (LIVRO)

2- Um livro russo: Noites Brancas - Fiodor Dostoievski (E-BOOK)


3- um cânone da literatura ocidental: O conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas (E-BOOK) - pois é, mais de 1.000 páginas, me desejem sorte.


4- uma novela: Lojas de Canela - Bruno Schulz (Lerei essa novela do livro "Ficção Completa" do autor e resenharei em separado)


5- Um livro que você não sabe por que tem: Os melhores contos - Rubem Braga (não sei como foi parar em casa, sério)


6- Um autor do seu estado (SP): Malagueta, Perus, Bacanaço - João Antonio (LIVRO)


7- Um livro publicado por uma editora independente: Na mente, o veneno - Andrea H. Japp - Ed. Vestígio (EBOOK)


8- Uma ficção histórica: Outlander: A viajante do Tempo - Diana Gabaldon (E-BOOK) - 800 páginas HAHA socorr


9- Um livro maluco: Alice no Pais das Maravilhas - Lewis Carroll (E-BOOK)


10- Um livro que todo mundo já leu menos você: "Drácula" do Bram Stoker (LIVRO)  
Poliana -  Eleanor H. Porter (E-BOOK)


11- Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta: Donna Tartt, que entrou para a minha lista de favoritos depois de "A história Secreta" já deu entrevistas elogiando Oscar Wilde e Robert L. Stevenson e Dickens, entre outros. Então, ou lerei "Um conto de Duas Cidades" do Dickens (LIVRO), ou "O médico e o Monstro" do Stevenson (LIVRO)

Tudo indica, porém, que vou dar uma roubada monstra nessa categoria e escolher "O grande Gatsby" do Fitzgerald (LIVRO), já que todos (todos!) os críticos de "A história secreta" comparam o livro e a autora a esse clássico.


12- Um livro bobo:  E se...? - Randall Munroe (E-BOOK)  O Castelo Animado - Diana Wynne Jones (E-BOOK)


13- Um romance de formação: O jogo das Contas de Vidro - Herman Hesse (E-BOOK) 
O jovem Törless - Robert Musil


14- Um livro esgotado: Um rosto na noite - Patricia Highsmith (E-BOOK)


15- As aventuras do bom soldado Svejk - (E-BOOK)


***
UFA! Já viram que vou ter um bocado de trabalho esse ano, né? Tem calhamaço, tem vencedores de Nobel (3, na verdade), tem literatura brasileira, que é algo que não costumo ler muito... 

Quais livros vocês pretendem ler esse ano? Comentem! 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!